sexta-feira, novembro 7

CPRM participa no Japão de treinamento em gerenciamento de desastres naturais

Participantes da reunião no Rio de Janeiro
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foram para o Japão, nesta sexta-feira (7/11), participar do programa de treinamento em gerenciamento de desastres naturais. O grupo é formado por 18 pessoas, o dobro do primeiro curso, entre eles, o coordenador da área de risco da CPRM, Jorge Pimentel.

O treinamento faz parte do acordo de cooperação firmado entre Brasil e Japão que conta com a participação dos governos municipal, estadual e federal em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Na última semana de outubro, a equipe realizou no Rio de Janeiro uma reunião de preparação para o trabalho no Japão. O chefe da equipe japonesa de Políticas de Gestão de Risco de Desastres, Toshiya Takeshi, destacou o fato de ser a segunda de um total de cinco equipes que irão ao Japão até o fim do projeto.


“Em maio nós fizemos o treinamento com nove pessoas e depois disso elas  contribuíram muito nas reuniões técnicas que realizamos, acabaram atuando  como pilares para conduzir os debates e o  rendimento técnico se tornou muito proveitoso”, destacou Toshiya Takesh.