domingo, dezembro 30

Saiba mais sobre os desertos

Antártida
Pode-se chamar de deserto qualquer região estéril que sustente poucas formas de vida. Assim definido, são desertos, por exemplo, a Antártida e a Groenlândia. Comumente, porém, considera-se deserto uma região que é estéril por ser árida ou seca, como o deserto de Atacama, no Chile. Neles, é comum chover menos de 130 mm por ano, chuva que, além de ser pouca, cai de modo irregular. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são áreas desérticas, o que mostra a importância desses ambientes. Eles estão presentes em todos os continentes, exceto a Europa.

O clima desértico

O clima nos desertos quentes caracteriza-se por ampla variação da temperatura ao longo do dia, principalmente nos desertos situados próximo ao equador. Temperaturas acima de 38 ºC são comuns no verão e em Azizia, na Líbia, já foram registrados 58 ºC.

Deserto da Líbia
Nos desertos situados longe da faixa equatorial, porém, pode fazer frio no inverno. Em Luktchin, na Ásia Central, a temperatura média em julho é de 32 ºC, mas em janeiro é de apenas -10,6 ºC. Os dias costumam ser quentes nos desertos porque não há nuvens para atenuar o calor do Sol, e as noites costumam ser frias porque a mesma falta de nuvens impede a retenção do calor que aqueceu o solo durante o dia.


Embora normalmente sejam secos, com umidade relativa do ar entre 5% e 15%, alguns têm elevado grau de umidade. Na Namíbia, por exemplo, ela varia entre 60% e 100%.  Os desertos situados longe do litoral costumam ser ventosos, obrigando os viajantes a uma luta permanente contra a areia que o vento levanta, e que penetra nos ouvidos, garganta e olhos. Pior ainda é quando há tempestades de areia, capazes de tapar completamente o céu.