domingo, dezembro 30

Saiba mais sobre o Ciclo Hidrológico

Ciclo Hidrológico

“Sistema pelo qual a natureza faz a água circular do oceano para a atmosfera e daí para os continentes, de onde retorna, superficial ou subterraneamente, ao oceano (Fig. 04). Esse ciclo é governado, no solo e subsolo, pela ação da gravidade, bem como pelo tipo e densidade de cobertura vegetal; e a atmosfera e superfícies líquidas (rios, lagos, mares e oceanos), pelos elementos e fatores climáticos, como por exemplo, temperatura do ar, ventos, umidade relativa do ar e insolação, que são os responsáveis pelos processos de circulação da água dos oceanos para a atmosfera em uma dada latitude terrestre” (Feitosa A.C. Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia, Conceitos e Aplicações, 2008).

Precipitação
“É a chegada da água meteórica em estado líquido ou sólido à superfície da Terra” (Feitosa Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia Conceitos e Aplicações, 2008).

Evapotranspiração Real
“Evaporização ou vaporização é o processo pelo qual as moléculas de água na superfície líquida ou na umidade do solo adquirem suficiente energia, através da radiação solar, e passam do estado líquido para o de vapor. Transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera”(Feitosa Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia Conceitos e Aplicações, 2008).

Deflúvio
“Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva, precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos” (Feitosa A.C. Fernando, Manoel João, CPRM/UFPE, Hidrogeologia, Conceitos e Aplicações, 2008).


Infiltração
“É o movimento da água dentro do solo. Considerando que o fluxo da água sobre o solo é mais rápido que em profundidade, podemos afirmar que os solos determinam o volume do escoamento da chuva, a sua distribuição temporal e as descargas máximas, tanto em superfície como em subsuperfície. O conceito de infiltração foi introduzido no ciclo hidrológico por Horton em 1933” (Guerra Teixeira, Cunha Baptista Sandra, Geomorfologia: Uma Atualização de Bases e Conceitos, 1994).