terça-feira, julho 5

Palestra mostra a importância dos alimentos para a saúde dos trabalhadores

Andrezza Martins mostra as atitudes que devemos
adotar para uma boa alimentação
Na última palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), ocorrida nesta quinta-feira, 04/6, a nutricionista Andrezza do Carmo Martins destacou a "Alimentação Saudável no Trabalho", com enfoque na importância dos alimentos e a função de cada grupo de alimentos para a saúde e qualidade de vida das pessoas. 

Martins distinguiu cada grupo e enumerou as suas propriedades e as quantidades de cada tipo de alimento o corpo humano necessita para ter uma vida saudável e produtiva.  Os grupos de alimentos são: carboidratos ou energéticos: pães e massas, tubérculos e raízes e cereais; reguladores: frutas e verduras; proteínas ou construtores: leites e derivados, leguminosas e carnes, feijão e ovos; e gorduras ou energéticos extras: óleos e gorduras, doces e açúcares. 

A nutricionista explicou que todos os alimentos são importantes, o que vai determinar se farão bem ou mal é a quantidade ingerida e a forma e horários que as pessoas se alimentam. Também mostrou a importância de hidratar o organismo durante o dia, tomando água sempre que possível em quantidades menores. Segundo ela, é errado quando uma pessoa toma litros de água de uma só vez. O correto é tomar um copo por vez durante todo o dia.


A Sipat transcorreu no período de 1 a 5 de julho, e foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).