quinta-feira, junho 22

Governo anuncia novo modelo para ofertar ao mercado áreas em disponibilidade para mineração

Secretário Vicente Lôbo destacou que a medida e fruto da  parceria entre SGM/CPRM/DNPM 


Brasília - O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou para representantes do setor mineral brasileiro, nesta quarta-feira (21/06), os novos procedimentos para ofertar ao mercado áreas em disponibilidade para lavra e pesquisa mineral. Ao todo, cerca de 20 mil áreas aptas para prospecção mineral serão ofertadas dentro do novo modelo e serão subdividias em lotes, de acordo critérios estabelecidos.  A medida visa desburocratizar o setor, atrair investimento e gerar emprego e renda ao país.

Diretor-presidente Eduardo Ledsham disse que a iniciativa vai mudar a cara e o perfil do investimento em mineração no Brasil
O secretário de Geologia e Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo, explicou que no novo modelo a grande novidade é que as áreas em disponibilidade serão ofertadas em licitação  pública via leilão eletrônico online, pelo sistema da Receita Federal. Vence a disputa quem ofertar o maior lance.  Segundo Lôbo, até o final do ano, cerca de mil áreas serão ofertadas ao mercado por esse novo modelo. “A medida traz celeridade e fomenta o setor”, afirmou.
O secretário também destacou o papel da CPRM, que segundo ele, realizou um “trabalho brilhante de agregação de valor” as áreas que  serão ofertadas ao mercado. “Nós temos que agradecer aos técnicos da CPRM pelo excelente trabalho. A CPRM possui   um portfólio de conhecimento da  geologia brasileira  importante para balizar a tomada de decisão da iniciativa privada”, afirmou Lôbo.

Durante o evento Noevaldo Teixeira, chefe do Centro de Desenvolvimento  Tecnológico da CPRM, apresentou os critérios de seleção  para   o ranqueamento   das áreas que serão licitadas 

O diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, defendeu a iniciativa, que de acordo com ele, elimina a subjetividade, dando mais transparência ao processo e segurança aos investidores. “Esse esforço permitiu a gente agregar valor com dados que já tínhamos sobre geologia, aerogeofísica  e geoquímica  em  um volume  grande de áreas. Ele se soma as ações em andamento que vai mudar a cara e o perfil do investimento em mineração no Brasil,” disse.
Saiba mais em : www.dnpm.gov.br

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400