CPRM

O Serviço Geológico do Brasil ou CPRM, nome fantasia advindo da razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública que está diretamente ligada a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia.

O Decreto-Lei nº 764, de 15 de agosto de 1969, criou a CPRM, que teve seu primeiro estatuto aprovado pelo Decreto Nº 65.058, de 13 de janeiro de 1970 e iniciou suas atividades em 30 de janeiro de 1970. Em 28 de dezembro de 1994, pela Lei Nº 8970, a CPRM passou a ser uma empresa pública, com funções de Serviço Geológico do Brasil, sendo seu estatuto aprovado pelo Decreto Nº 1524, de 20 de junho de 1995.

O Serviço Geológico é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal. Entre as atividades feitas estão os levantamentos geológicos, geofísicos e hidrogeológicos, mapeamentos geoquímicos, avaliação de recursos minerais do Brasil, gestão da informação geológica, análises químicas e minerais do laboratório de análises minerais.

É formado pela Presidência, Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI).
 

§     Diretor-presidente
§     Esteves Pedro Colnago

§     Diretor de Geologia e Recursos Minerais
§     José Leonardo Andriotti

§     Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial
§    Antônio Carlos Bacelar
§     Diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento
§     Antônio Carlos Bacelar Nunes

§     Diretor de Administração e Finanças
§     Juliano Oliveira
A sede política da empresa localiza-se em Brasília (DF) e o escritório central da Administração e dos departamentos técnicos situa-se no Rio de Janeiro (RJ). Afora a rede de unidades operacionais, a CPRM tem três centros de treinamento, nas cidades de Apiaí (SP), Morro do Chapéu (BA) e Caçapava do Sul (RS). Atualmente são 1.494 funcionários, 526 geólogos e engenheiros, 263 profissionais de outras áreas (curso superior) e 705 profissionais de apoio.

Conta com infraestrutura em todo o país, somando oito Superintendências Regionais: Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Além disso, temos três Residências, que são estruturas operacionais menores, localizadas em Porto Velho (RO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). E ainda três Núcleos de Apoio, que são pequenos escritórios de representação e apoio operacional, nas cidades de Natal (RN), Cuiabá (MT) e Criciúma (SC).