terça-feira, maio 15

Serviço Geológico do Brasil apresenta no Simexmin projetos que serão licitados para fomentar o setor de mineração



O Serviço Geológico do Brasil participa em Ouro Preto, entre os dias 20 e 23 de maio, do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin 2018). Trata-se do principal evento do setor, que este ano vai debater viabilidade de projetos de mineração e novas tendências na caracterização de depósitos minerais. 



Apresentação dos projetos que a empresa vai licitar pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é um dos destaques da programação da CPRM durante o evento, que também estará presente na feira Exposimexmin com estande para apresentar os produtos e serviços desenvolvidos pela instituição. 


De acordo com o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM Evandro Klein, diante do cenário de necessidade de investimentos na área de mineração, a CPRM realizará apresentações técnicas que terão como foco a oferta dos direitos minerários da empresa ao setor privado.

“O setor da mineração faz parte do programa Avançar Parcerias exclusivamente por meio da CPRM e do modelo de concessão de direito exploratório, portanto, vamos destacar este tema apresentando o potencial dos projetos Mas a participação no Simexmin compreende também diversas inserções técnicas, como a atuação da empresa nas províncias minerais do Brasil que busca melhorar o conhecimento geológico, investigando os macrocontroles das mineralizações; utilização de ferramentas como geofísica e espectrorradiometria na exploração mineral”, destaca Klein.

Caberá ao pesquisador da CPRM Marcio José Remedio apresentar o tema Patrimônio Mineral da CPRM e o PPI, seguido pelo pesquisador Ricardo Wosniak que vai apresentar os projetos Palmeirópolis (TO) - Polimetálicos (Zn-Cu-Pb-Cd-Ag-Au), Projeto Miriri (PE-PB) – Fosfato e o Projeto Bom Jardim (GO) – Cobre. A pesquisadora Luiza Leal Araujo Lopes, o Projeto Candiota (RS) – Carvão, finalizando a apresentação dos quatro depósitos que terão o direito à exploração ofertados ao setor privado no modelo de concessão.

Nos doze seminários programados no Simexmin deste ano, a CPRM participará na sessão Destaques do Exploration’17: Geofísica, Geoquímica e Integração de Dados, que ocorrerá no dia 21, às 15h. O pesquisador da CPRM Raphael Teixeira Correa será um dos palestrantes, apresentando o tema Processamento e Interpretação de Levantamentos Aerogeofísicos, como Apoio à Exploração Mineral e à Evolução do Conhecimento Geológico: estudos de caso em áreas de relevante interesse mineral.

No debate sobre Controles Estruturais de Depósitos Minerais, marcado para o dia 22, às 15h, a CPRM apresentará a sua atuação nas províncias minerais do Brasil. Contará com a palestra do pesquisador Felipe Mattos Tavares Structural control of IOCG Type Mineralizations of the Carajás Mineral Province - Pará; do pesquisador Evandro Luiz Klein sobre Structural Control of Orogenic Gold Deposits of the Gurupi Belt –PA, MA e do pesquisador Marcelo Lacerda Vasquez abordando o tema Structural Control of Gold Deposits of the Tapajós Gold Province - Pará.

Sessão pôster - Estão inscritos para apresentação os seguintes pesquisadores da CPRM: João Luiz Carneiro Naleto (Espectroscopia pontual e de imageamento das associações minerais relacionadas aos depósitos de ouro na Serra das Pipocas, Complexo Troia, Ceará), Manoel Augusto Correa da Costa (Resultados de espectroscopia de reflectância e imageamento hiperespectral no depósito do tipo escarnito de W-Mo da Mina de Brejuí- RN, Faixa Seridó), Mônica Mazzini Perrotta (Espectroscopia de reflectância na definição das assembleias minerais do sistema de alteração epitermal de baixa sulfetação na Bacia de Castro - PR), Heitor Grazziotin (Ocorrências minerais da área Tunuí-Caparro, extremo noroeste do Estado do Amazonas), Michele Zorzetti Pitarello (Análise da distribuição de minerais pesados na região centro-sudeste de Roraima: implicações geológicas e regiões de interesse mineral), Raul Meloni (Regional reconnaissance of primary gold occurrences at Juma Gold District, SE of Amazonas State, southern Amazonian Craton, Brazil) e Felipe Mattos Tavares (Distribuição Regional de Minerais Hidrotermais na Região de Parauapebas , NE da Província Mineral de Carajás).

Novos produtos – O Serviço Geológico do Brasil vai apresentar ao público do Simpósio novos produtos recentemente finalizados. Entre eles, o Atlas of Mineral Deposits and Selected Mineral Occurrences of Continental Brazil, lançado neste ano, no PDAC, no Canadá e o Atlas de Rochas ornamentais dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco Alagoas, lançado no 4ª Fortaleza Brazil Stone Fair.

Serão divulgados os Informes de Recursos Minerais do Projeto Fosfato da Bacia dos Parecis, Projeto Fosfato da Bacia Sergipe-Alagoas, Projeto Fosfato centro-leste de Santa Catarina, das Áreas de Relevante Interesse Mineral Gurupi, Renca, Vale do Ribeira, Vazante-Unaí e dos Materiais de Construção Civil da Região da Região Metropolitana de São Luís e entorno. Também estarão disponíveis os mapas dos projetos Lítio Borborema, com novas ocorrências de pegmatitos com potencial litinífero, e da síntese geoquímica do sul da Bacia do Paraná. Por fim, a Rede sismológica divulga informações sobre monitoramento de barragens no Pará e Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br