terça-feira, maio 15

Museu de Ciências da Terra participa de 16º Semana de Museus

Fachada do museu

Como aproximar o conhecimento científico do dia a dia de todos? Esse é o questionamento que está no centro do MCTer Debate, evento com inscrições gratuitas que busca discutir como tornar o museu um ambiente acessível a todos os públicos. Organizado pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer), o debate faz parte da programação especial para a 16º Semana de Museus e vai acontecer no dia 17/05 (quinta-feira), das 14h às 17h.


As palestras serão voltadas a uma reflexão sobre o papel dos museus na sociedade atual, questão que se relaciona com a temática da edição deste ano da Semana de Museus, “Museus hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos”. Além disso, também serão discutidas alternativas para atrair a atenção das novas gerações e potencializar a divulgação científica.

Ana Valentino, estagiária de Museologia, comenta o principal objetivo do evento “O museu de ciências é discutido tradicionalmente pela sua atuação junto à comunidade cientifica. Nós estamos tentando levar esse conhecimento para fora dos museus, para a sociedade.”, destaca Ana. 

Já Rodrigo Machado, organizador do evento, salienta a necessidade de atrair públicos diferenciados e fazer com que as pessoas entendam a importância da ciência em suas vidas “Trouxemos discussões sobre acessibilidade e inclusão social, porque queremos pensar em uma parcela da população que muitas vezes não tem acesso a ciência”, comenta Rodrigo.

A programação do MCTer Debate conta com a participação de Alexander Kellner, atual diretor do Museu Nacional, que irá abordar um pouco da trajetória dos museus de história natural no Brasil. A palestra sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva fica por conta de Claudia Jurberg, Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também estarão presentes no evento Chrystian Carlétti do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Vera Cascon da Fundação CECIERJ que irão falar sobre formas de divulgação e popularização do conhecimento científico.

Ao longo da semana, o Museu de Ciências da Terra também contará com um espaço interativo aberto ao público, onde o visitante poderá aprender como se prevenir contra as fake news.

A programação completa e as inscrições para o MCTer devem ser feitas através do link

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400