quarta-feira, maio 16

DIGEOQ inicia a aquisição dos dados de campo utilizando tablets

Geoquímico Douglas Silveira utilizando tablet durante a coleta geoquímica
do Projeto Contendas-Macaúbas/BA

A DIGEOQ deu início à aquisição dos dados de campo através da utilização de tablets. A aquisição de dados ocorrerá durante todo o mês de maio na etapa de campo do Projeto Contendas-Macaúbas, no interior do estado da Bahia.


Os dados estão sendo coletados utilizando o aplicativo Survey123 da plataforma ESRI, que possui modelagem idêntica ao banco de dados institucional da geoquímica. Quatro equipes já estão utilizando os tablets simultaneamente. Todos os dias, os dados são enviados para o datacenter no Rio de Janeiro, o SERPRO.

O chefe da DIGEOP, Hiran Dias, comenta que a nova base ESRI permitirá aos gestores fazer um monitoramento diário das suas equipes de campo. Os gestores poderão visualizar os dados através do aplicativo Dashboard da plataforma ESRI que trará relatórios no formato pedido pelo gestor da base.

A velocidade de disponibilização dos dados e, consequente homologação dos mesmos se dará numa velocidade sem precedentes na história do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ressalta Cassiano Castro, Chefe da Divisão de Geoquímica.


Interface do Survey123. Da esquerda para direita, tela inicial, tela de localização com captura automática de coordenadas e tela da galeria de fotos





Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400