quarta-feira, maio 16

CPRM promove na Sureg-Recife capacitação para ArcGis Pro


Os empregados da Superintendência do Recife do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) receberam, entre os dias 7 e 11, o treinamento para uso da plataforma ArcGis Pro, um dos principais softwares utilizados ao redor do mundo para projetos de geoprocessamento. A nova ferramenta é a sucessora natural do ArcMap e promete maior versatilidade na integração de dados 3D.

Evandro Cruz, instrutor autorizado Esri na AcademiaGIS, apresentou o programa 


No Recife, o responsável pela apresentação do programa foi Evandro Cruz, Instrutor autorizado Esri na AcademiaGIS. A Esri é uma empresa americana, líder global em sistemas de informações geográficas. A grande diferença da plataforma é a possibilidade de desenvolver mapas de forma colaborativa, através da conexão com uma base única de dados compartilhada.

Participaram do treinamento 14 empregados da unidade, que vão passar a utilizar a nova ferramenta diariamente, após o processo de implantação que será feito gradativamente, além de serem responsáveis por transmitir a aplicação do programa aos demais técnicos. Este processo de capacitação da CPRM acontece sob a coordenação da Divisão de Geoprocessamento (DIGEOP) e da Divisão de Informática (DIINFO), e na Sureg contou com o apoio e organização da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride).

“O treinamento de multiplicadores conseguiu passar adiante esta que é uma das muitas ações de modernização e estruturação da DRI com a aquisição da Plataforma ArcGIS Pro que traz o Geoprocessamento na CPRM ao mundo dos 64 bits e processamento multithread, ou seja, o aplicativo não é bloqueado enquanto uma ferramenta está em execução”, avaliou Carlos Eduardo Dantas (Geride-RE).


No total, 14 empregados receberam treinamento em ArcGis Pro