quinta-feira, abril 19

Serviço Geológico do Brasil lança estudos que identificam potencialidades minerais no RS



Novos estudos que identificam potencialidades minerais, em uma área de mais de 212,5 mil km2 do estado do Rio Grande do Sul, foram finalizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e serão apresentados para a comunidade técnico-científica, representantes de órgãos governamentais e investidores do setor mineral. O lançamento das Notas Explicativas das folhas Lagoa da Meia Lua, Aceguá, Curral de Pedras, Hulha Negra e Passo São Diogo e do Informe de Recursos Minerais Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil: Porção Sul da Bacia do Paraná, ocorrerá no dia 08/05, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do RS, na avenida Erico Verissimo, 960, Menino Deus, Porto Alegre.

Convite evento dia 08/05



O mapeamento elaborado em escala 1:100.000 indica potencial para insumos energéticos, com destaque para o carvão, mas também potencial mineral para calcário, importante insumo para agricultura e construção. Foram encontradas ainda diversas ocorrências de ouro, metais básicos como cobre, e também áreas anômalas para cassiterita, columbita, cromita e scheelita. O levantamento ocorreu numa área 12,5 mil km2 nos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Vila Nova do Sul. 

No evento, aberto ao público, a CPRM vai apresentar ainda o estudo realizado na Porção Sul da Bacia do Paraná, abrangendo uma área de cerca de 203.500 km2 no norte do Estado do Rio Grande do Sul, que identifica a possibilidade da ocorrência de depósitos minerais de Níquel e Cobre. A investigação aprofunda o conhecimento sobre uma das maiores províncias ígneas do planeta: a Grande Província Ígnea Serra Geral (Large Igneous Province - LIP Serra Geral), que constitui uma parte do RS e é formada por um vasto pacote de derrames vulcânicos basálticos e intrusões máfico-ultramáficas, reconhecidas por apresentarem características semelhantes aos encontrados em outras regiões, como Noril’sk (Rússia), principal depósito mundial de níquel.

O Informe de Recursos Minerais consistiu no tratamento e análise de amostras de geoquímica prospectiva, informações de campo e de testemunhos de sondagem, com identificação e descrição em detalhe de diversas áreas anômalas para sulfetos, óxidos e elementos nativos.



Lançamento: dia 08/05/2018 (Terça-feira)
Programação:
14:00 Solenidade de Abertura
14h30 Apresentação da Folha Lagoa da Meia Lua, pelo geólogo Dr Jorge Henrique Laux
14h50 Apresentação das folhas Aceguá, Curral de Pedras, Hulha Negra e Passo São Diogo, pelo geólogo MsC Carlos Moacyr F. Iglesias
15h30 Apresentação do informe de recursos Minerais Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil: Porção Sul da Bacia do Paraná, pelo geólogo Dr Wilson Wildner
16h10 debates
16h30 coffee break
A CPRM é uma Empresa Pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Tem como missão gerar e difundir conhecimento geológico e hidrológico básico para o desenvolvimento sustentável do Brasil - Ministério de Minas e Energia, Governo do Brasil.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361