quarta-feira, março 14

Projeto do Mapa do Patrimônio Geológico da América do Sul é aprovado em comissão internacional


A Commission for Geological Map of the World – CGMW tem como missão a concepção, promoção, coordenação, preparação e publicação de mapas de geociências do Globo, continentes, 
grandes regiões e oceanos (https://ccgm.org/en/).

Durante a assembleia geral da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) realizada em Paris, em fevereiro deste ano, foi aprovado projeto para execução do Mapa do Patrimônio Geológico da América do Sul (Geoheritage Map of South America), na escala de 1:5 M. A execução desse projeto foi proposta pelo geólogo Carlos Schobbenhaus, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM. Essa ação poderá dar início a uma nova série de mapas continentais da CGMW.


O Patrimônio Geológico representa o registro de feições notáveis da geodiversidade, representadas por sítios geológicos de valor excepcional, os chamados geossítios. Os geossítios representam a memória geológica, locais-chaves para o entendimento da origem e a evolução da Terra e da  vida, desde a sua formação, razão pela qual precisam ser conservados.

Carlos Schobbenhaus avalia a importância do projeto e destaca o alcance que o estudo terá para a sociedade. “A base de informações do mapa será o inventário do Patrimônio Geológico dos países da América do Sul. Ela se baseia em critérios científicos, mas outros valores são considerados, como os valores educativos, essenciais para a formação de alunos e professores de todos os níveis de ensino. Por outro lado, os interesses turístico e cultural são importantes na promoção da geologia junto ao público leigo e podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de populações locais, destaca Schobbenhaus”.
O projeto envolve 13 países que compõem o continente sul-americano e praticamente todos já realizam atividades relacionadas ao levantamento de seu patrimônio geológico, iniciativa que já está florescendo em diversos países, principalmente europeus.

O papel do Serviço Geológico do Brasil será de coordenar e executar a parte brasileira desse projeto sul-americano, por ser o grande gerador e detentor do conhecimento geológico nacional, com a colaboração de toda comunidade geocientífica, em especial, das universidades. Além disso, para atender  ao cadastro de sítios geológicos e permitir a alimentação de uma base de dados,  a CPRM desenvolveu um aplicativo web para cadastramento e quantificação automática, o GEOSSIT.

A elaboração do inventário do Patrimônio Geológico nacional vincula-se à iniciativa “Levantamento e avaliação de geossítios de relevância nacional e internacional, como produto do mapeamento geológico básico, propostas de geoparques e incorporação do conhecimento externo” do Plano Estratégico do Serviço Geológico do Brasil (2017-2021).

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400