quinta-feira, março 8

CPRM de Belo Horizonte promove curso de direção 4x4


Com o objetivo de capacitar a equipe técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a dirigir em trechos fora da estrada com segurança, a Superintendência Regional de Belo Horizonte promoveu na sexta-feira, dia 02/03, curso “Introdução à técnica de direção 4x4”. O treinamento foi realizado em pela empresa CWS, especializada em treinamentos Off Road, no seu centro de treinamento localizado no município de Brumadinho/MG. A iniciativa faz parte de um processo mais amplo de ações que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), juntamente com a SUREG-BH e o time de Gestão de SSO vem realizando visando prevenir acidentes com veículos e aumentar a segurança da frota, especialmente na sua utilização nos trabalhos de campo.

Colaboradores da Sureg-BH ao final do curso




A recente instalação de faixas refletoras e a abertura do processo para instalação de sirene de marcha-ré em todos os veículos da frota da SUREG-BH também são iniciativas que visam a prevenção de acidentes com veículos. Encontra-se em andamento um projeto piloto que irá testar um sistema de telemetria veicular em carros das gerências de Geologia e Recursos Minerais e de Hidrologia e Gestão territorial da SUREG-BH. “Este é um exemplo claro de que o trabalho em parceria com as CIPAS das unidades regionais é fundamental para o sucesso da implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança”, afirma Ricardo Gotelip, Coordenador da implementação do Sistema. Destacou ainda que a realização de cursos e treinamento desta natureza é uma orientação da Diretoria Executiva visando a prevenção de acidentes com veículos da CPRM.

O curso teve a duração de 8 horas e contou com a participação de 16 técnicos, oito lotados na Diretoria de Hidrologia e Gestão territorial, sete lotados na Diretoria de Geologia e Recursos Minerais e um na Diretora de Administração e Finanças.

A capacitação foi dividida em dois módulos, um teórico e outro prático. O módulo teórico foi ministrado na parte da manhã. Neste o instrutor Clécio Willian, apresentou as principais características técnicas das caminhonetes que são utilizadas em campo, com ênfase em instruções sobre o funcionamento do freio ABS e a utilização do sistema de tração 4x4. O módulo prático foi realizado na parte da tarde, e os colaborados puderem aprender a utilizar o sistema de transmissão 4x4 em terreno semelhante ao encontrado nas atividades de campo. “É importante que todo colaborador esteja apto a dirigir no campo em uma situação de emergência”, afirma o Presidente da CIPA, Cassiano Castro.

Aula prática contou com percursos preparados especialmente para prática offroad

Aula teórica ministrada no Centro de Treinamento em Brumadinho