sexta-feira, março 9

CPRM apresenta no Canadá potencial mineral do Brasil para investimentos


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do Brazilian Mining Day, que faz parte da programação do Internacional Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), maior conferência mundial de captação de recursos para projetos minerais, que acontece entre os dias 4 e 7 de março, em Toronto.
Evandro Klein, Antônio Carlos Bacelar Nunes, José Leonardo Andriotti, Lucia Travassos, Esteves Pedro Colnago em Toronto


Na abertura do evento, o ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, afirmou que o Brasil apresenta grandes oportunidades para o desenvolvimento da mineração. Destacou que o governo federal está atuando para criar ambiente econômico e regulatório adequados para o desenvolvimento dos negócios e atração de investimentos.


Dyogo Oliveira citou avanços no setor, como a criação da Agência Nacional de Mineração. O ministro apresentou aos investidores dados que reforçam o cenário de crescimento econômico, recuperação do mercado de trabalho, redução da inflação e o crescimento do mercado de ações no Brasil, impulsionados pela perspectiva positiva para crescimento do PIB até 2020, e pelas reformas estruturais em andamento no país que visam equilíbrio fiscal.

O evento contou com a participação do diretor-presidente da CPRM, Esteves Pedro Colnago; do diretor de Geologia e Reursos Minerais, José Leonardo Andriotti; do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Antônio Carlos Bacelar Nunes; do assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, Evandro Klein e da chefe do Departamento de Geologia, Lucia Travassos da Rosa Costa.

Brazilian Mining Day -  Evandro Klein, apresentou aos investidores palestra intitulada Potential of the Main Mining Districts of Brazil for Metals.  Durante a apresentação Klein ressaltou a importância do Brasil como produtor e exportador de commodities minerais. O pesquisador destacou ainda o potencial mineral do país e o papel que o Serviço Geológico do Brasil desempenha para aumentar o conhecimento geológico do território brasileiro.
Klein mencionou investimentos maciços em geoquímica, levantamentos geofísicos aéreos, mapeamento geológico e estudos metalogenéticos realizados nos últimos anos pela CPRM, que possibilitaram identificar diversas áreas com potencial para investimentos e oportunidades de exploração.

“Estamos apresentando no PDAC produtos importantes para atração de novos investimentos em pesquisa, como o Atlas of Mineral Deposits and Selected Mineral Occurrences of Continental Brazil, que aponta as principais ocorrências minerais no país”, afirmou Klein.

A CPRM também participou do café da manhã promovido pelo Brazil Canada Chamber Commerce (BCCC), que contou com a presença do representante do Diretor da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, José Luiz Amarante e do Ministro Dyogo Henrique de Oliveira.


Evandro Klein palestra no Brazilian Mining Day



Comitiva da CPRM no Brazilian Mining Day

Estande Brasil no PDAC - No domingo, dia 4, a comitiva da CPRM, liderada pelo diretor-presidente Esteves Colnago participou da inauguração do estande do Brasil no PDAC. Promovido pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o espaço conta com a participação do governo brasileiro e busca apresentar aos investidores oportunidades de negócios no Brasil. Reúne investidores, profissionais e representantes governamentais em um ambiente de negócios e debates relacionados com exploração mineral e depósitos minerais.  

A CPRM está apresentando aos investidores no PDAC quatro projetos com potencial mineral, que serão licitados pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) lançado pelo Governo para estimular a atração de novos investimentos em diversos setores da economia, inclusive o setor de mineração. Entre as oportunidades de negócio estão os projetos Fosfato Miriri (PE-PB), Carvão de Candiota (RS), Cobre de Bom Jardim (GO) e Cobre, Chumbo e Zinco de Palmeirópolis (TO).

O Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, destacou que a participação da equipe brasileira da CPRM no evento foi de grande importância para a Empresa, pois lá, dentre outras atividades, foram mantidos contatos visando à abertura de atividades conjuntas da CPRM com o SEGEMAR da Argentina e com a AMIRA da Austrália.



Ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, na inauguração do estande Brasil no PDAC 2018



PDAC reúne mais de 20 mil participantes de diversos países