quarta-feira, fevereiro 7

Rio Doce continua subindo e causa inundação em Minas Gerais e Espírito Santo

Mesmo com a previsão de chuvas fracas nas próximas horas, o nível do rio Doce preocupa em diversos pontos e deve entrar em estado de inundação em Tumiritinga esta noite. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgada nesta quarta-feira, dia 07/02, através de boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce (SAH Rio Doce). Em Tumiritinga, o nível de alerta do rio Doce é 4,0m. Hoje, às 11h, já estava em 4,16, com previsão de subir em torno da cota 4,7 metros à noite, acima do nível de inundação que é de 4,5m.

Rio Doce transbordou em Governador Valadares e Linhares

Com o acumulado de chuvas no Estado de Minas Gerais, o nível do Rio Doce atingiu a cota de inundação na madrugada de ontem nos municípios de Governador Valadares (MG) e Linhares (ES). Em Governador Valadares, o rio está em 3,89m, acima do nível de inundação de 3,60 e com tendência a subir podendo atingir 4,20 m às 18h. Em Linhares, o rio atingiu a cota de inundação e transbordou ontem de madrugada e está hoje a 3,78. A tendência também é continuar subindo atingindo a cota de 4,2 metros às 22h de hoje.

Segundo o engenheiro Hidrólogo da CPRM Artur Matos, responsável pelo SAH Rio Doce, as previsões dos níveis do rio Doce indicam que mesmo com a previsão de chuvas fracas, por causa das chuvas passadas o rio deve continuar subindo. Estamos monitorando para prever se a cheia poderá atingir outro ponto da bacia”, explicou.

Em Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Naque tendência do rio é de queda. Em Colatina, o nível está com tendência de cair nas próximas horas, mas voltando a subir posteriormente. Os dados de monitoramento e de previsão são fornecidos pelas estações automáticas de monitoramento operadas pela CPRM, de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).


Acesse o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do rio Doce: http://www.cprm.gov.br/sace/doce

Rio Doce está subindo em Tumiritinga e atingirá cota de inundação esta noite