quarta-feira, fevereiro 7

Pesquisador do ITT Fóssil, Gerson Fauth visita litoteca de Caeté

O professor e coordenador do Instituto Tecnológico de Micropaleontologia do ITT Fóssil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gerson Fauth, esteve na Litoteca de Caeté e na Superintendência Regional de Belo Horizonte. O objetivo da visita foi conhecer o acervo de amostras coletadas no Atlântico Sul durante as expedições realizadas pelo programa de Geologia Marinha, executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Pesquisadores durante a visita à litoteca de Caeté

O programa é desenvolvido por pesquisadores da Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), do Departamento de Geologia (DEGEO) Participaram da visita os pesquisadores da CPRM Rodrigo Adôrno e Marcos Baptista representando a Divisão de Bioestratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia (DIPALE); Marcos Nobrega, representando a DIGEOM; coordenador das Litotecas Jonathan Nereu Lisboa Rojas e Jose Adilson Dias Cavalcanti da GEREMI – BH.

A vista do Prof. Gerson à CPRM faz parte dos planos de aproximação entre CPRM e UNISINOS que está sendo concretizada através de um acordo de cooperação. Este acordo de cooperação terá como objetivo central o estudo do conteúdo paleontológico e micropaleontológico das amostras da DIGEOM, bem como a troca de experiências e técnicas entre os pesquisadores do ITT Fóssil da Unisinos e da DIPALE. “A oportunidade de poder trocar experiências e avançar em maior profundidade na paleontologia de nossos projetos é muito positiva, sozinhos não conseguiríamos ir tão longe quanto podemos se cooperarmos e compartilharmos informações com a academia. O ITT Fóssil é um instituto que desenvolve pesquisa básica e aplicada em micropaleontologia e que há décadas vem desenvolvendo pesquisa de alto nível e publicando trabalhos importantes na área de bioestratigrafia, acredito que eles têm muito a somar com os objetivos da CPRM nesta área. A parceria com a UNISINOS via ITT Fóssil será apenas o começo, devemos buscar parcerias com outras instituições para ampliar a gama de técnicas e especialidades para desenvolver o conhecimento geocientífico de nossas bacias sedimentares” comentou Rodrigo Adôrno Chefe da DIPALE.


Em Belo Horizonte, o Dr. Gerson Fauth ministrou uma palestra intitulada “Os Microfósseis e os Desafios de Estudar o Atlântico Sul” para todos os técnicos da Superintendência. Fauth explicou o que os microfósseis são e para que servem, focando na aplicação da micropaleontologia para transpor alguns dos desafios de se estudar o jovem Oceano Atlântico Sul, que ainda possui poucos dados científicos disponíveis e muitas questões em aberto sobre sua origem e evolução.

Prof. Dr. Gerson em visita à litoteca de Caeté comentando sobre os microfósseis presentes numa das amostras para os técnicos da DIPALE e DIGEOM (direita para esquerda Marcos Baptista (DIPALE) e Marcos Nobrega (DIGEOM)

Dr.Gerson Fauth ministra palestra sobre microfósseis para pesquisadores da SUREG-BH