sexta-feira, fevereiro 2

MCTer promove “Tertúlia sobre as Geociências”

Diógenes Campos explanando no evento "Tertúlia sobre as Geociências".

Aproveitando o fenômeno da superlua azul de sangue coincidindo com o eclipse lunar que aconteceu na quarta-feira (31/01) o Museu de Ciências da Terra programou o evento “Tertúlias Lunares”, para abordar o tema tão explorado pela mídia durante a semana.

No encontro, Diógenes Campos, curador do acervo do Museu, explanou sobre o único satélite natural da Terra, a Lua, que tanto mexe com o imaginário das pessoas, e que é exaustivamente citada em prosa e versos.

Citou sobre o mês intercalar, que acontece de três em três anos, que significa o décimo terceiro mês lunar, que foi a forma encontrada para corrigir o calendário lunissolar.

Reportou-se ao uso da Lua nas civilizações antigas, como Egito, Mesopotâmia e China, como meio de medir o tempo, as horas, e como foram instituídas as estações do ano dependendo da posição dos astros. Falou, também, como as datas comemorativas móveis , como Carnaval e Semana Santa dependem do calendário lunar. Explicou que o calendário lunar foi essencial também para que os povos antigos determinassem para a sua comunidade o dia de início  da plantação.

O que é tertúlia?
É um encontro de amigos ou frequentadores de um determinado local  que se reúnem regularmente  para falar e discutir sobre um determinado tema. O MCTer planeja fazer esses encontros mensalmente, no dia de lua cheia, onde serão abordados os mais diversos assuntos sobre as Ciências da Terra.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400