terça-feira, dezembro 12

CPRM celebra Dia do Engenheiro com palestra sobre engenharia cartográfica

No dia 11 de dezembro, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu homenagem ao Dia do Engenheiro com a palestra “A Evolução da Cartografia no Exército Brasileiro”. A palestra foi proferida pelo Chefe do 1º Centro de Geoinformação (CGEO) da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, Coronel Antonio Henrique Correia, engº cartógrafo.

Coronel Antonio Henrique Correia Chefe do 1º Centro de Geoinformação (CGEO) na Sureg-PA


O coronel fez um breve histórico da DSG, ressaltando marcos importantes como a criação, em 1932, da 1º Divisão de Levantamento (DL) em Porto Alegre/RS, com enfoque analógico e, em 2016, a consolidação dos processos digitais com a transformação em Centros de Geoinformação.  A evolução das geotecnologias desde a criação da 1ª DL, a missão do DSG, o mapeamento sistemático efetuado pelo Exército e seu banco de dados geográficos e a disseminação do uso de software livre nas atividades rotineiras foram outros tópicos abordados na palestra. O encerramento foi marcado pela exposição das atividades desenvolvidas pelo 1º CGEO e suas perspectivas.

Participaram do evento pesquisadores, analistas e técnicos de diferentes áreas da Superintendência, que culminou no estreitamento das relações entre a DSG e o Serviço Geológico do Brasil. A engenheira cartógrafa da CPRM, Giana Grupioni Rezende comentou: “a cartografia é um instrumento extremamente importante para várias profissões e dentro da CPRM destaca-se no ajuste de bases cartográficas conforme a escala do produto final. A Diretoria de Serviço Geográfico do Exército tem um papel fundamental, pois além de fornecerem dados, definem normas para construção e padronização destas bases de dados. A palestra foi um sucesso e parabéns a todos os engenheiros”, finalizou.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400