segunda-feira, setembro 25

Prevenção de acidentes é tema de curso e treinamento na SUREG-PA

A Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu entre os dias 11 e 15 curso e treinamento voltados à prevenção de acidentes de trabalho. As iniciativas fazem parte do Programa de Treinamento previsto no Plano de Ação para implementação do Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional da CPRM.

Integrantes da CIPA com o consultor Marcio Padilha

No dia 11, o treinamento em Trabalho em Altura, referente à Norma Regulamentadora nº 35 do Ministério do Trabalho foi ministrado pelo consultor William Silveira, da empresa Brava Treinamento e Capacitação. No total, 22 empregados receberam a capacitação que tratou de diversos assuntos, tais como: fases de uma queda, tipos de acidente de trabalho, responsabilidades dos empregadores e empregados, análise e controle de risco, EPIs; EPCs, sinalização, isolamento, entre outros. Além do conteúdo teórico, foi colocado em prática o conhecimento com a simulação de trabalho em altura. A atividade prática contou com o envolvimento de todos os empregados que realizaram o curso.
Na opinião do técnico em Geociências, Luciano Träsel, o curso foi muito oportuno para conscientizar e mostrar a importância nos cuidados necessários para a execução de trabalhos em altura (trabalhos acima de 2 metros do nível inferior), realidade cada vez mais presente nos trabalhos executados pelas equipes da hidrologia. “A abordagem do tema sobre a NR 35 evidenciou, ainda, a necessidade de um planejamento adequado das atividades e o uso de equipamentos de segurança, a fim de evitar eventuais danos à saúde e segurança dos empregados que executam trabalhos em altura”, destacou.
A outra atividade de promoção da saúde e segurança ocorreu durante toda a semana. Entre os dias 11 e 15, os empregados da Superintendência eleitos para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade participaram de treinamento referente à Norma Regulamentadora nº 5, destacando a importância da CIPA para preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O curso foi ministrado pelo consultor Marcio Padilha, que abordou na sua capacitação: constituição, organização e funcionamento da CIPA; atribuições do presidente, vice, cipeiros, empregados e empregadores. Na parte final do curso houve visita aos locais de trabalho da SUREG/PA, objetivando identificar os principais riscos ambientais. Conforme a analista em Geociências Ana Lúcia Borges Fortes Coelho, “o curso da CIPA foi muito proveitoso pois mostrou as principais atividades desta Comissão, cujo propósito é o compromisso com a vida, buscando melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, e a preservação da saúde e integridade física e mental dos empregados”, relatou.

O responsável pela Saúde Ocupacional da SUREG-PA, técnico em Geociências Luis Fernando Costa da Silva destacou a importância de promover atualizações para prevenção de acidentes. “É importante que todos os empregados da CPRM se atualizem na área da saúde e segurança ocupacional, pois isso cria uma consciência nos trabalhadores sobre a relevância do tema, auxiliando no correto mapeamento dos riscos a que estamos expostos e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável”, finalizou.

Curso de Trabalho em Altura contou com atividade prática