sexta-feira, setembro 22

CPRM e JICA realizam Workshop de Gestão e Mapeamento de Riscos

Pesquisadores José Kepel e Thiago Dutra 

Dentro do acordo técnico Brasil-Japão, foi realizado no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM, no dia 19 de setembro, o Workshop de Gestão de Mapeamento de Riscos, com transmissão via web para todas as unidades da CPRM e municípios-piloto, como Nova Friburgo e Petrópolis, do Rio de Janeiro, e Blumenau, de Santa Catarina, cidades onde foram implementadas e testadas as pesquisas e metodologias do Projeto Gides.

O evento reuniu especialistas da CPRM, da JICA, do Ministério da Terra  do Japão (MLIT), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, da Associação Brasileira de Geologia e Engenharia Ambiental - ABGE, Geo Rio - Fundação Instituto Geotécnica, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, cujo objetivo foi apresentar a versão final do Manual de Mapeamento de Perigo e Riscos, e também apresentar as novas tecnologias implementadas no manual, e discutir as futuras atividades após o encerramento do Projeto Gides.

 

Foram proferidas palestras como as do pesquisador em geociências Thiago Dutra, que apresentou o manual desenvolvido pela CPRM, bem como do pesquisador em geociências José Kepel, apresentou o aplicativo em SIG para a elaboração dos mapas de perigo de forma automatizada para otimizar e viabilizar a aplicação do método proposto no manual. “Por ser um trabalho oneroso e de alta complexidade, o tempo necessário para sua aplicação dentro dos municípios da união seria muito grande se feito manualmente. Por isso, se faz importante o desenvolvimento desta ferramenta”, explicou Kepel.
Encerrando, o especialista Taro Uchida fez apresentação sobre previsão da área de atingimento de rupturas de encostas e fluxo de detritos.


O projeto Gides tem seu término marcado para o inicio de novembro deste ano.

Especialista Taro Uchida