segunda-feira, agosto 14

Secretário Vicente Lôbo defende medidas do governo para revitalizar o setor mineral brasileiro

Secretário Vicente Lôbo defendeu as Medidas Provisórias encaminhadas ao 
Congresso Nacional para revitalizar o setor mineral brasileiro 

“Nós iremos defender na integra as medidas encaminhadas ao Congresso Nacional para revitalizar o setor mineral brasileiro. Fizemos o possível para desenhar uma porta para o futuro do setor. Agora temos que nos unir,” afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo,  ao participar do seminário que  discutiu as Medidas Provisórias do Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, na quinta-feira (10/8),  em Brasília. 

Lôbo explicou que foram apresentadas 492 emendas parlamentares às Medidas Provisórias, sendo que, a que trata da criação da Agência Nacional de Mineração (ANM) recebeu 104 emendas. Já a MP que aborda o Código de Mineração recebeu 250 emendas, e a MP que altera a cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem) cerca de 138 emendas. O secretário destacou ainda que pelo menos ¼ das emendas apresentas referem-se a proposições de conteúdo semelhante.

Seminário reuniu representantes do governo e da iniciativa privada

Vicente Lôbo também destacou que criação da ANM vai contribuir para melhorar o atendimento ao minerador e explicou que das 104 emendas, grande maioria trata da Taxa de Fiscalização de Atividades Minerárias (TFAM), competências da agência, diretoria colegiada, quadro de pessoal e atos normativos e seus efeitos (consultas e audiências públicas).

Sobre as mudanças propostas do código de mineração Lôbo observou que as 250 emendas tratam de processo de disponibilidade; oferta de garantias financeiras e contratação de seguro (barragens/fechamento de mina), questões ambientais, responsabilidade do minerador e penalidades aplicadas em decorrência do descumprimento de dispositivos da legislação mineral.

A CPRM participou do  seminário com a presença de dirigentes durante o seminário

Em relação a MP da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem), o secretário defendeu a proposta do governo e disse que foram apresentadas cerca de138 emendas. Desse total, 62% (86 emendas) abordam as alíquotas. Já a base de cálculo da cobrança recebeu 35 emendas e a distribuição dos royalties entre os entes da Federação recebeu 28 emendas.
O seminário promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), contou com a participação de representas do governo, da iniciativa privada, parlamentares, do diretor-geral do DNPM, Victor Bicca e dos diretores da CPRM, Jose Carlos Garcia Ferreira e Antônio Carlos Bacelar, além do  chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação da CPRM, Marco Tulio  Naves de Carvalho, Rubens Sardou, chefe da  Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória e dos assessores Urquiza de Holanda,  Thales Sampaio,  Fernando Carvalho.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400