quarta-feira, agosto 9

CPRM promove curso de Aplicação de Técnicas Isotópicas na Hidrologia e instala primeira estação GNIP

Entre os dias 24 e 28 de julho foi ministrado na Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) o curso de Aplicação de Técnicas Isotópicas na Hidrologia. Com carga horária de 12h, o curso foi ministrado pelo hidrogeólogo Roberto Kirchheim, lotado atualmente na SUREG de São Paulo. A iniciativa faz parte do Projeto de Aplicações Isotópicas na Hidrologia no âmbito da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT).

Marcia Pedrollo, Ana Cristina Peixoto, Roberto Kirchheim, Angela Bellettini, Karine Pickbrenner, Guilherme Troian, Rejane Bao e Daiane Hammes



Os conteúdos trazidos ao grupo envolveram aspectos teóricos, conceituais e práticos enfatizando o uso das ferramentas isotópicas para atender a demandas da hidrologia e hidrogeologia e complementar os projetos atuais e futuros da CPRM. Além disso, foi instalada a primeira estação GNIP (Global Network of Isotopes in Precipitation) de operação da CPRM, no intuito de contribuir no reestabelecimento da rede de monitoramento isotópico de chuva que perdurou entre as décadas de 80 e 90 no Brasil.
Conforme explica o hidrogeólogo Roberto Kirchheim, as estações GNIP’s, com cobertura em vários países, são mantidas através de parcerias entre instituições de pesquisa nacionais e a Agência Internacional de Energia Atômica, em cujo site, todos os respectivos bancos de dados são albergados e disponibilizados. “Trata-se de valiosa informação que serve a vários propósitos da ciência hidrológica em sua compreensão mais integral”.

Grupo do curso com equipamento GNIP


O equipamento instalado nas dependências da SUREG-PA é fruto de parceria com as iniciativas do pesquisador Didier Gastmans do Centro de Estudos Ambientais da UNESP de Rio Claro. O monitoramento será realizado a partir de setembro por técnicos da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) local, devidamente treinados na tarefa. O curso e a instalação da GNIP foram atividades pioneiras e deverão ser replicadas nas demais SUREG´s e Residências. Mais informações podem ser obtidas com roberto.kirchheim@cprm.gov.br e/ou marcos.freitas@cprm.gov.br.

Estação instalada e técnicos responsáveis pelas coletas e preparo das amostras Luciano Trasel e Rejane Bao