quarta-feira, agosto 16

CPRM participa de encontro para discutir a criação do Geoparque Seridó

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para discutir a criação do Geoparque Seridó. A empresa foi representada no encontro, realizado no dia 10 de agosto, pela chefe do Núcleo de Apoio de Natal, Maria da Guia Lima. O GT do Geoparque Seridó foi criado pelo decreto de nº 26.488 de 05/12/2016 do governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Participantes do Grupo de Trabalho do Geoparque Seridó

Durante a reunião, foram discutidas as ações já realizadas dentro do projeto Geoparque Seridó, as obrigações para submissão da proposta do geoparque junto à UNESCO, os modelos de gestão que podem ser utilizados para o Geoparque Seridó, as possíveis formas de articulações entre as entidades públicas e privadas voltadas para a elaboração do plano e as ações de cada prefeitura envolvida dentro da área do projeto.

Os dezesseis geossítios catalogados pela CPRM que integram a proposta do Geoparque Seridó são: Serra Verde, Cruzeiro de Cerro Corá, Vale Vulcânico, Mirante de Santa Rita, Pico do Tororó, Morro do Cruzeiro, Mina Brejuí, Cânions dos Apertados, Açude Gargalheiras, Poço do Arroz, Cruzeiro de Acari, Marmitas do Rio Carnaúba, Xique Xique, Monte do Galo, Mirador e Açude Boqueirão de Parelhas.

Participaram também da reunião, o secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, o coordenador do projeto Geoparque Seridó, Marcos Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a procuradora do Estado e membro da Conetur/RN, Marjorie Madruga, além de representantes da SETUR/RN para assuntos ligados ao Geoparque Seridó, Cristiane Dantas, do IDEMA, FAPERN, UERN, IPHAN, FEMURN, de entidades do terceiro setor e das comunidades locais e das cidades de Parelhas, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Lagoa Nova e Acari.

As reuniões serão realizadas mensalmente ficando a próxima marcada para o dia 12 de setembro e o grupo terá um prazo de 120 dias podendo ser prorrogado por igual período para apresentar conclusão das atividades.

O que é um Geoparque - é atribuído à UNESCO para denominar uma área representada pelos seus patrimônios: geológico, ecológico, histórico e cultural, como um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Ao todo são cerca de 100 Geoparques ligados à rede global, espalhados em todos os continentes e mais de 30 países. No Brasil, apenas o geoparque do Araripe é reconhecido pela Unesco.

Pesquisadora Maria da Guia representa a CPRM no Grupo de Trabalho
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400