quarta-feira, agosto 9

CPRM participa da elaboração do Plano Estadual de Mineração do Rio Grande do Sul

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou nesta terça-feira, dia 8 de agosto, a convite da Secretaria de Estado de Minas e Energia do Rio Grande do Sul (SME) de reunião do Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (Comergs). Na pauta do encontro, o Plano Estadual de Mineração, cuja elaboração conta com a participação da CPRM, que disponibilizou dados, mapas e informações necessárias para o conhecimento do potencial mineral do Estado. Além da CPRM, o Comergs integra órgãos públicos do Estado, federais e iniciativa privada. Está estruturado em oito subcomitês: Recursos Energéticos, Agregados da Construção Civil, Indústria Cerâmica, Insumos Agrícolas, Rochas Ornamentais, Águas Minerais, Pedras Preciosas e Minerais Metálicos.

Superintendente Marcos Alexandre de Freitas na abertura da reunião do 
Comergs que discutiu Plano de Mineração do RS


A reunião também discutiu as bases geológicas e de recursos minerais, que foram apresentadas pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, João Toniolo. Em seguida, foram apresentadas as áreas ativas de mineração no Estado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Zoneamento Ecológico Econômico pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA). O estágio atual do Plano Estadual de Mineração foi exposto pelo diretor de Inovação e Fontes Alternativas da SME, Carlos Augusto Almeida.

Na abertura, o secretário de Estado de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, destacou o papel da CPRM no Plano Estadual de Mineração. “O Plano conta com o conhecimento e informação produzidos pela CPRM e DNPM, fazendo interface com o meio ambiente com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável”. Lembrou ainda o momento importante para a mineração, citando a recente visita do ministro Minas e Energia, Fernando Coelho ao RS e o anúncio pelo governo federal do novo marco regulatório. “São ações que buscam aumentar a participação da mineração no PIB, assim como o plano que estamos desenvolvendo também visa incentivar as atividades minerais”, destacou.

O superintendente regional interino da CPRM em Porto Alegre, Marcos Alexandre de Freitas, ressaltou a importância do debate sobre o setor da mineração que os encontros do Comergs estão propiciando. “A CPRM está colaborando trazendo informação e conhecimento para a formatação do plano desde a formação do comitê”, relatou. Também participaram da mesa o superintendente regional do DNPM, Sidnei Eckert e a secretária adjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maria Patrícia Möllmann.

Na apresentação Base Geológica e Recursos Minerais do RS, Toniolo explicou que a CPRM executa trabalho de identificação de rochas e registro em mapas geológicos, buscando novos depósitos de minerais e fomentando investimento na pesquisa. Expôs uma síntese das ocorrências minerais do RS. Em relação ao plano, apresentou e sugeriu utilização de mapa geológico simplificado, tornando a informação mais acessível a clientes não habituados aos conceitos geológicos.

Gerente de Geologia e Recursos Minerais, João Toniolo apresenta 
Base Geológica e Recursos Minerais do RS