quinta-feira, julho 13

Equipe da CPRM realiza curso sobre medição de vazão de rios

Aula prática no rio Maquiné

Buscando modernização das técnicas utilizadas e qualificação do serviço executado, entre os dias 3 e 7, equipe da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou de curso sobre medição de vazão de rios com a utilização de medidores acústicos (M9 e Flow Tracker). Também foi realizado treinamento para uso de aparelhos de aferição da qualidade de água (sondas EXO 1). O curso foi ministrado pela Agência Nacional das Águas (ANA), nas dependências da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul.

Montagem e calibração do M9 e Flow Tracker

Participaram do curso os engenheiros Emanuel Duarte, Francisco Marcuzzo e técnico Luciano Trasel. A aula prática de medição de vazão foi realizada na cidade de Maquiné/RS. A atividade contou com a assistência da CPRM, sob a responsabilidade do hidrotécnico Christian Cardoso e seu auxiliar Ivonei Scarabelot. Integrantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) também participaram da capacitação.

Emanuel Duarte, Francisco Marcuzzo, Maurrem (ANA), Luciano Trasel

Conforme explica Emanuel Duarte, o emprego dos novos equipamentos propicia maior eficiência nas medições de descarga líquida realizadas pela CPRM, no âmbito da operação da Rede Hidrológica Nacional (RHN), e representa um passo importante na modernização das técnicas de medição utilizadas, equiparando a operação da CPRM com a realizada pelos maiores serviços geológicos do mundo como o Serviço Geológico Americano (USGS). Ressaltou ainda o uso dos novos equipamentos propicia a entrega de produtos de forma mais rápida e com resultados mais consistentes. “O curso foi bastante proveitoso, uma vez que nos deu suporte a operar equipamentos considerados de ponta e poderá render ganhos de produtividade em um futuro próximo”, afirma.

Posicionamento do M9 na margem para inicio da medição

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400