quarta-feira, junho 28

Sureg-PA realiza treinamento em campo para hidrogeólogos na área de afloramento do Aquífero Guarani

A Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu, entre os dias 19 e 24, treinamento com a finalidade de realizar transferência de conhecimento concomitante com o Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada (PDISP) que está ocorrendo na empresa. A capacitação consistiu em um trabalho de campo para hidrogeólogos da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE) ministrado pelo geólogo Dr. José Luiz Flores Machado, pesquisador em Geociências que já atuou em inúmeros projetos na CPRM. Participaram do treinamento os pesquisadores em Geociências, Dr. Marcos Alexandre de Freitas, Guilherme Cassaroto Troian, Isadora Aumond Kuhn e Eliel Martins Senhorinho.

Equipe de hidrogeólogos participa de treinamento em campo no município de Cacequi


         O trabalho de campo teve como principal foco a hidroestratigrafia da sequência sedimentar da Bacia do Paraná que compõe a área de ocorrência do Aquífero Guarani. A área de estudo consistiu em uma ampla região do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo os municípios de Rosário do Sul, Cacequi, Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria e Restinga Seca.
Hidrogeólogos durante aula prática em afloramento

A passagem de conhecimento do geólogo José Luiz Flores Machado aos colegas mais novos na casa vem acontecendo de forma usual no ambiente de escritório, não exclusivamente devido ao PDISP, mas pelo convívio intrínseco ao trabalho. A realização do treinamento em campo é importante como consolidação do aprendizado teórico, atualização de conceitos e assuntos pertinentes a estratigrafia aplicada à hidrogeologia, além da experiência prática que pode ser adquirida unicamente em campo.
Com este treinamento o geólogo José Luiz Flores Machado se despede após 42 anos de atuação na empresa, onde fez parte de diversos trabalhos relevantes para a história da CPRM, além de pertinentes estudos em hidrogeologia. Deixa para aqueles que o conheceram e que trabalharam com ele um legado de profissionalismo e coleguismo.

Isadora Kuhn, Guilherme Troian, Marcos Freitas, José Luiz Machado e Eliel Senhorinho