segunda-feira, junho 19

CPRM promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em Porto Velho

Com o lema Cultivando Saúde, Segurança e Bem-Estar, ocorreu entre os dias 29 de maio e 2 de junho na Residência de Porto Velho (REPO) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento teve como objetivo conscientizar e orientar os empregados sobre a importância de saber prevenir e mitigar problemas que podem afetar o dia a dia dos trabalhadores.
Dra. Daniele Regina em sua palestra As Interfaces do Assédio Moral

A abertura foi realizada com pronunciamentos do membro da Comissão de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) Carlos Eduardo Santos Oliveira e do chefe da Residência Júlio Cunha, que ressaltaram a importância da parceria desenvolvida entre a CIPA e as gerências da REPO, para a realização do evento, bem como para proporcionar ambiente saudável e seguro no desenvolvimento das atividades na empresa. Ressalta-se a grande participação dos colaboradores na solenidade de abertura assim como durante toda a semana, nas palestras organizadas com temas variados.

A programação iniciou com o tema assédio moral nas relações de trabalho. Primeiramente, apresentado na palestra As interfaces do Assédio Moral pela psicóloga Dra. Daniele Regina Pacher, do Departamento de Saúde e Bem-Estar Social do Tribunal de Justiça de Rondônia, que ilustrou a explanação com várias experiências. Coube ao Dr. Estácio Trajano Borges, analista judiciário da Coordenação de Apoio à Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14º Região abordar o tema pela forma psíquica e conotação jurídica com a palestra O Assédio Moral nas Relações de Trabalho. As duas palestras tiveram muitas indagações e foram alvo de bastante discussão entre os empregados.

Wermeson Pestana da PRF explanando sobre consciência preventiva no trânsito
Outros temas relevantes foram abordados durante a SIPAT como as Doenças Sexualmente Transmissíveis, ministrada pela Dra. Sônia Caixeta, Médica do Trabalho. Primeiros Socorros e Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), por Everton Porto e a importância da Ergonomia para a Saúde do Trabalhador, pela fisioterapeuta Erica Santos, além da prática da ginástica laboral.
No ultimo dia de exposições, a palestra Consciência Preventiva no Trânsito foi determinante para o sucesso do nosso evento, especialmente as discussões decorrentes com a participação efetiva dos empregados, considerando os riscos a que estamos submetidos diariamente na cidade e nas estradas. Foi ministrada pelo agente da Policia Rodoviária Federal Wermeson Mario Pestana, do Núcleo de Capacitação da Policia Rodoviária Federal.
Confraternização de encerramento da SIPAT e alusiva ao Dia do Geólogo na Associação dos Empregados 
No encerramento, falando aos participantes, o chefe da Residência, destacou que os temas abordados foram ótimos e que várias outras atividades estão sendo planejadas com o intuito de incrementar procedimentos e rotinas com mais segurança na unidade. No ato de encerramento foi empossada a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para gestão 2017/2018.