terça-feira, junho 27

CPRM e Petrobras vão a campo para estudar Formação Acauã no NE da Bahia

Equipes da CPRM e Petrobras analisam aspectos sedimentológicos da Formação Acauã

Técnicos da Superintendência de Salvador (SUREG-SA), entre os dias 5 e 8 de junho, em parceria com a Petrobras, realizaram uma atividade de campo com o objetivo de trocar conhecimento técnico-científico referente à Formação Acauã, do Grupo Estância, na porção nordeste do estado da Bahia.


Os pesquisadores Carolina Reis (GEREMI), Karla Medeiros (DIGEOB) e José Guimarães Torres (DIPALE) representaram a CPRM, enquanto a Petrobras foi representada pelos geólogos Charles Dantas e Edson Medeiros, e o geofísico Nayguel de Castro Costa.

Recentemente, as rochas do embasamento pertencentes à Formação Acauã, Grupo Estância, de idade neoproterozóica, chamaram a atenção das equipes de Exploração/Reservatório da Petrobras como uma fronteira exploratória para a empresa. Em função dessa nova oportunidade, e, devido ao conhecimento incipiente nessa formação, que historicamente não faz parte do elenco de unidades frequentemente estudadas, a Petrobras contactou a Gerência de Geologia e Recursos Minerais da SUREG-SA, no intuito de obter conhecimento técnico sobre a formação geológica.

Durante os três dias de atividade de campo, foram visitados afloramentos do Grupo Estância, priorizando observar, discutir e identificar as diferentes fácies da Formação Acauã, nas regiões de Crisópolis, Euclides da Cunha, Uauá e Monte Santo. Previamente, o grupo havia se reunido algumas vezes para discutir a unidade de interesse, com base em mapas geológicos e lâminas delgadas de rochas de projetos anteriores executados pela CPRM.

Estromatólitos colunares da Formação Acauã, Grupo Estância

“O campo foi considerado tecnicamente satisfatório por representantes de ambas as empresas e novos passos estão sendo dados no sentido de estabelecer uma parceria entre CPRM e Petrobras para aprofundar o conhecimento geológico e potencial econômico da Formação Acauã”, explica Cimara Monteiro, gerente de Geologia e Recursos Minerais da unidade regional.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400