quarta-feira, abril 19

Campanha de imunização contra a gripe é realizada em São Paulo

No total, 72 empregado da Sureg-SP receberam vacina da gripe


Seguindo o calendário antecipado de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde para 2017, nesta segunda-feira, dia 18, foi realizada a campanha de imunização contra o vírus Influenza na sede da Superintendência Regional de São Paulo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Ao todo, 72 empregados receberam a vacina contra gripes do tipo A e B, contemplando três cepas de vírus responsáveis por epidemias sazonais e até pandemias, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde para a temporada de 2017 no Hemisfério Sul. Em 2016, houve aumento dos casos em um período fora do esperado na unidade o que motivou a antecipação do calendário de imunização para 2017.

A iniciativa é importante para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos, sendo aconselhada a vacinação com antecedência ao inverno. Nesta quarta-feira, o Centro de Saúde Ocupacional, ligado ao Departamento de Recursos Humanos (DERHU) e o Grupo de Trabalho Saúde e Segurança Ocupacional reforçou a recomendação da vacinação, principalmente, daqueles que integram o público-alvo da campanha, através de informe.
O público-alvo é formado por pessoas a partir de 60 anos, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), entre outros. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400