terça-feira, março 21

Estudo sobre diamante vai contribuir para atrair novos investimentos em prospecção mineral

Secretário Vicente Lôbo destaca importância da CPRM para fomentar setor mineral 


Brasília - “A CPRM está contribuindo para diversificação da matriz mineral brasileira.” Essa declaração do secretário Vicente Lôbo, destaca a importância da instituição no fomento ao setor, foi dada nesta terça-feira (21/3), durante evento no Ministério de Minas e Energia, onde foram divulgados os resultados do projeto Diamante Brasil. O estudo reúne e integra em um banco de dados público, disponível no site da CPRM para consulta, informações sobre os principais aspectos da geologia do diamante no Brasil, incluindo fontes primárias e secundárias, além de perspectivas econômicas.
 
Lôbo elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da empresa e afirmou que ele “serve como força motriz dentro do Programa de desenvolvimento que estamos elaborando na Secretaria para fortalecimento e revitalização do setor mineral brasileiro.” O secretário lembrou que a CPRM tem um papel fundamental dentro dessa política de desenvolvimento, que é da diversificação da matriz mineral brasileira. “Ela cumpre na íntegra o seu trabalho de valorar o conhecimento do subsolo brasileiro e ofertar esse conhecimento para alavancar novos investimentos em exploração mineral”, disse.

Pesquisadora  da CPRM Lys Matos Cunha durante apresentação  do estudo


“Acredito que é um evento, onde a gente está consolidando o estado da arte em termos de investimento tanto privado quanto público. Isso faz parte de um programa para acelerar e disponibilizar um banco de dados em diversas áreas. Nossa proposta é colocar toda informação disponível pública e agregar conhecimento de valor para alavancar e atrair novos investidores”, afirmou Eduardo Ledsham diretor-presidente da CPRM, durante a abertura do evento. Ledsham também frisou a expertise dos profissionais envolvidos no projeto.

Luiz Mauricio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), ressaltou que o projeto Diamante Brasil é um exemplo positivo de trabalho em parceira entre o governo e a iniciativa privada.  “Esse projeto ressume tudo que a gente espera do governo, que é disponibilizar informação básica para que os investidores possam tomar decisões e orientar seus investimentos.” Azevedo avalia que a CPRM voltou de fato a fazer o seu papel de fomentadora do setor. “Acho fundamental a CPRM fazer esse papel que ajuda a entender na verdade o que é o risco, mas também quais são as vantagens. E só o governo pode dar essa credibilidade”, destaca.

Representantes do setor mineral no evento deram contribuições para  próximas etapas do projeto


Juliano Magalhães Macedo, representante da GAR Mineração avaliou que a divulgação dos dados do projeto de maneira organizada, clara, objetiva é um exemplo a ser seguido para outros seguimentos. “Esse é o caminho. Que tenhamos mais eventos como este para outras substâncias minerais!”

Iniciado em 2010, o projeto mapeou 20 campos diamantíferos, 804 ocorrências, 142 garimpos, 42 campos e 1.344 corpos kimberlíticos. O levantamento contribui para impulsionar novos investimentos em pesquisas de prospecção mineral.  O Diamante Brasil traz informações importantes e atualizadas com áreas potenciais para prospecção e exploração de diamantes, além de reunir em um banco de dados informações geológicas, geofísicas, geoquímicas, petrográficas e econômicas dessas áreas pesquisadas.

Confira apresentação:






Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400