segunda-feira, março 20

DAF realiza visita técnica de gestão patrimonial na Residência de Porto Velho

Área destinada à construção de garagem coberta para frota

Equipe da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), composta por funcionários do Departamento de Administração de Material e Patrimônio (DEAMP), Serviço de Administração e Finanças (SERAFI-RJ) e da área de Sustentabilidade realizaram entre os dias 07 e 10 de março, a segunda visita técnica de gestão patrimonial à Residência de Porto Velho (REPO). A DAF deu continuidade ao trabalho nacional de apoio direto à implementação das medidas de maior eficácia no uso de recursos, levando em consideração as proposições já encaminhadas pelas Unidades Regionais.

Como parte de um dos objetivos aprovados na reunião da diretoria executiva em (03/02) com vistas à gestão patrimonial - análise e racionalização do uso (além do remanejamento) da frota de veículos entre as unidades da CPRM, visando utilizar tais carros tanto nas atividades de campo, como na prestação de serviços administrativos junto à diretoria dessa instituição. Sendo assim, a equipe da DAF indicou seis veículos para alienação patrimonial e posterior leilão (geração de receita para a empresa, além do remanejamento de dois veículos da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH) para a REPO.


Também foram realizados o levantamento e análise da real situação dos bens patrimoniais da REPO para posterior alienação e leilão, promovendo a geração de receita por intermédio da nova política de gestão patrimonial da CPRM.  
Divisória a ser retirada para adequação da área
da Hidrologia ao modelo de “open office”
Objetivando reduzir custos relacionados à utilização de energia e à contratação de serviços continuados com mão-de-obra alocada, está sendo implementado o “Open Office” em todas as Unidades Regionais, debatido e aprovado pela diretoria executiva. A unidade regional já encontra-se adaptada à nova proposta de otimização do espaço físico em sua maior parte. As áreas foram avaliadas e apenas o espaço ocupado pela Hidrologia requer adaptação ao novo modelo de ocupação proposto pela administração da CPRM.  

Foi proposta também a readequação da área destinada ao estacionamento para uso dos empregados visando à segurança dos veículos dos funcionários - pátio externo com pouco espaço destinado ao estacionamento dos empregados. A equipe da DAF constatou a inexistência de área apropriada para guarda e manutenção da frota própria. A fim de solucionar tal constatação, propõe-se a cessão temporária de dois colaboradores da manutenção predial do Escritório do Rio de Janeiro, para em conjunto com os profissionais da REPO, realizar as obras necessárias à construção da garagem coberta para frota de veículos a serviço da CPRM, além de ampliação do estacionamento destinado aos empregados.
Parte dos bens levantados e analisados,
com base na nova política de gestão patrimonial
Outra avaliação efetuada pela equipe da DAF foi a situação dos critérios sustentáveis no âmbito predial já existentes na maior parte da REPO (lâmpadas de LED, torneiras temporizadas e aparelhos de ar-condicionado com selo de classificação PROCEL A), além designar 20 impressoras para leilão. Posteriormente, haverá contratação de empresa terceirizada para otimização do serviço e uso de papel/impressoras nas rotinas administrativas por intermédio da implementação de ilhas de impressão.
Durante a visita, a coordenadora nacional da Sustentabilidade, Ana Paula Petito, ministrou a palestra “Os Mecanismos de Eficiência Hídrica Organizacional: Uma Abordagem em Âmbito Nacional na CPRM” no dia (08/03), visando conscientizar os funcionários sobre a necessidade de reduzir o consumo e evitar o desperdício de energia elétrica e água nas unidades da empresa. A palestra integrou a  programação do III Seminário do Dia Mundial da Água na REPO. Abordou-se também o feedback do resultado nacional de economia durante o ano de 2016, além dar sequência ao projeto de educação continuada alertando sobre a importância da participação de todos para a eficiência energética/hídrica.


Funcionários da REPO participam de palestra ministrada pela
coordenação nacional de sustentabilidade
Em relação à Coleta Seletiva Solidária, houve capacitação para os empregados da REPO. No dia 09/03 foi realizado curso interno ministrado pela coordenação nacional de Sustentabilidade. Também foi divulgada a adoção do Escritório Rio de Janeiro como modelo para implementação da Coleta Seletiva Solidária nas demais Unidades Regionais com o uso do kit padrão de lixeiras – Reciclável/Não Reciclável.
Através da continuidade desse trabalho da equipe da DAF, com a integração entre as áreas da Sustentabilidade, SERAFI-RJ e do DEAMP na nova política de gestão patrimonial da CPRM/SGB, promovendo a realocação de bens e equipamentos para suprir as necessidades das diversas Unidades Regionais. Estamos trabalhando para permitir à CPRM ganhos de produtividade, redução dos respectivos custos administrativos e aumento da eficiência operacional.
Esta segunda etapa do trabalho na REPO representa o desafio desta diretoria, no sentido de estabelecer uma gestão em conformidade com a recente conjuntura de redução e/ou contingenciamentos dos recursos. O trabalho é pautado em diretrizes processuais internas, juntamente com uma reformulação da sistemática de rotinas para aprimorar o desempenho da CPRM.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400