quinta-feira, março 16

CPRM participa do lançamento do 6º Anuário Mineral do Pará


Cerimônia de lançamento do anuário


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham, e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Esteves Colnago, participaram no dia (13/03), do lançamento do 6º Anuário Mineral do Pará, organizado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). A publicação traz como tema “Mineração - Presente na nossa evolução”. O minério paraense está entre os itens mais exportados do estado, como minério de ferro que possui  grande representatividade na balança comercial.




Deputado Márcio Miranda recebe homenagem
de Mérito da Mineração

Durante a cerimônia de lançamento houve a entrega de duas homenagens: Comenda Mérito da Mineração e Título Honorífico “Minerador Destaque”, destinadas às personalidades que apresentaram apoio ao setor mineral ao longo dos anos. Também foi lançado o 6º Concurso de Redação da Mineração e o Prêmio Simineral de Comunicação, com a categoria Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Márcio Miranda, recebeu a homenagem Mérito da Mineração, e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, Minerador Destaque.


O presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, ressaltou que esta edição focou a história da mineral e os últimos 10 anos do sindicato. “Os municípios onde há mineração são os que mais se destacam. Importante notar que há uma evolução da mineração junto com a legislação que vai sendo criada. Lá atrás não havia, por exemplo, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental, audiências públicas, conselho estadual de meio ambiente com representação de toda sociedade, ONGs, OAB, entidades de classe laboral e patronal, que fazem análises das licenças ambientais para que os projetos possam atuar na região. A mineração é, portanto, cada vez mais sustentável e importante para a sociedade”, destacou Gomes Júnior.

O Anuário possui edição bilíngue (português/inglês), confira a versão disponível para download no site do sindicato (www.simineral.org.br).

Assessoria de Comunicação Serviço
Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400