segunda-feira, março 20

CPRM apresenta resultados do projeto Rochas Carbonáticas do Estado de Rondônia

Antiga Frente de lavra desativada da Companhia de Mineração de Rondônia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI), lançará os resultados do Projeto Rochas Carbonáticas do Estado de Rondônia, no dia (23/03), às 15h, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon).

O calcário é o principal insumo usado como corretivo da acidez dos solos, portanto, é indispensável para agricultura, fator determinante dos preços finais da produção agrícola. Entre as particularidades dos calcários de Rondônia, destaca-se a presença de cobre, em alguns casos maior que 10% devido à presença de malaquita e calcocita, e presença de teores de Manganês.

O estudo teve início em 2012, e reúne informações de relevante interesse para o setor mineral em Rondônia, enfocando dados geológicos, potencialidades minerais, direitos minerários, aspectos ambientais, socioeconômicos e de infraestrutura, tendo como alvo as ocorrências de rochas carbonáticas. Ao todo, foram investigados seis alvos, o alvo Pimenta Bueno compreende a mina de calcário Felix Fleury da CMR, descoberta pela CPRM no fim da década de 1970 e seus arredores.  Os outros alvos investigados são: Alto Alegre dos Parecis, Chupinguaia, Parecis e Nova Brasilândia d'Oeste. Apenas no Alvo Abunã não foi encontrado nenhuma ocorrência de calcário. 

A CPRM realizou levantamentos espeleológicos na mina de calcário Félix Fleury com o objetivo de obter melhor entendimento do sistema cárstico presente e das limitações exploratórias que o patrimônio natural ali existente impõe à atividade minerária. Nessa região, encontra-se a maior e mais importante caverna de Rondônia, com biota própria e especial.

Na área da mina de calcário Félix Fleury também foi realizado um levantamento geofísico terrestre por meio do emprego da técnica da eletrorresistividade, com o arranjo dipolo-dipolo, cujo objetivo foi avaliar a existência de cavidades subterrâneas e outras descontinuidades existentes em sub superfície numa extensão da área da principal frente de lavra, atualmente desativada.

Caverna nas proximidades da Mina Felix Fleury 
da Companhia de Mineração de Rondônia
Também foram avaliadas as condições de carstificação nos demais alvos potenciais com a pretensão de reconhecer os seus fatores condicionantes e, ao mesmo tempo, inventariar novas cavidades naturais subterrâneas e outros elementos naturais associados, protegidos por lei, antecipando orientações de boas práticas ambientais a fim de aproveitar o recurso mineral da melhor forma.

Com este produto, o Estado de Rondônia conta com mais um instrumento para orientar novos investimentos de empresas interessadas na produção de calcário agrícola e pesquisa mineral de rochas carbonáticas. Nesse sentido, o relatório se projeta como referência para o planejamento de novos investimentos, o que acrescenta importância ao presente trabalho.

SOBRE A CPRM – A CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com a missão de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país. Produtos, pesquisas e serviços são elaborados com o objetivo de fomentar a mineração, prevenir, remediar e mitigar os eventos extremos, promover o desenvolvimento sustentável do território e aumentar a disponibilidade hídrica.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400