quinta-feira, fevereiro 16

CPRM aponta previsão de cheia no rio Acre



A CPRM conta atualmente com 11 sistemas de alerta hidrológico em operação no Brasil, que juntos formam o Sistema de Alerta de Eventos Críticos – SACE. O SACE é um sistema capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar os dados das estações automáticas coletados por diversos equipamentos hidrometeorológicos. Esses dados são transmitidos via GPRS ou satélite. Este sistema disponibiliza os dados monitorados e boletins no site www.cprm.gov.br/sace.


Assis Brasil - No último dia 14, O Sistema de Alerta Hidrológico da CPRM para o Rio Acre, avisou a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do estado do Acre, sobre a forte onda de cheia que atingiria a cidade de Assis Brasil nos próximos dias, causando uma forte elevação do rio Acre na cidade e acionando o alerta para o risco de inundação no município.

O Engenheiro Hidrólogo da CPRM, Giancarlo Bonotto, enfatiza que felizmente, as chuvas que estavam previstas pelo CPTEC-BRAMS para a região não se confirmaram e o pico da cheia atingiu o seu máximo as 07:15h (Horário de Rio Branco) do dia 15/fev/17  e ficou 11,37 metros (1,13 metros abaixo da cota de inundação).

Brasileia - Em 16/02 essa onda de cheia está chegando a Brasiléia e promete elevar o rio Acre até a sua cota de alerta nas próximas horas, conforme previsões do SAH-Rio Acre da CPRM. Entretanto, como não ocorreram as chuvas de até 90 mm que estavam previstas pelo CPTEC-BRAMS para o dia 15, o risco de inundação no município foi reduzido drasticamente. Entretanto, Giancarlo Bonotto salienta que a situação ainda exige atenção das autoridades locais.

Xapuri e Rio Branco - Em Xapuri e Rio Branco também está ocorrendo uma onda de cheia em função das vazões que estão chegando do rio Xapuri e rio do Rola. Segundo o SAH-Rio Acre, em função da onda de cheia que está passando por Brasiléia, ainda há a probabilidade de que o rio Acre atinja altos níveis nos próximos dias.





Assessoria de Comunicação 

Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8467/8468