sexta-feira, dezembro 9

Brasil e Japão prorrogam parceria para gestão de risco e desastres naturais

Eduardo Ledsham durante assinatura de prorrogação do acordo com Japão

A solenidade de oficialização da prorrogação  do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES) foi realizada na quarta-feira (7/12), em Brasília o evento reuniu representantes das instituições envolvidas no projeto: Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) Casa Civil da Presidência da República, Ministérios do Planejamento, Cidades e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Durante o evento, o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, assinou acordo que permite a prorrogação por mais um ano do projeto.  Ledsham estava acompanhado de Jorge Pimentel, chefe do Departamento de Gestão Territorial. “Essa parceria é importante para troca de experiências e sinergia entre as instituições. Tenho a satisfação em saber que elas estão trabalhando em harmonia, dando sua contribuição para o sucesso do projeto”, disse Ledsham, destacando que nessa fase do projeto, além de identificar áreas de risco, a CPRM também está responsável pela elaboração do manual que vai definir a metodologia de mapeamento de áreas de risco no Brasil. 

Eduardo Ledsham destacou a importância de que o projetos seja institucionalizado  e frisou que a meta é tornar o Serviço Geológico  referência  mundial  

Takao Yamakoshi representante da Jica elogiou o trabalho da CPRM, que classificou como fundamental para o planejamento urbano e ações de prevenção de desastres naturais“A CPRM já concluiu o trabalho principal que foi a elaboração do Manual de Mapeamento de Riscos e PerigoAgora vamos aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção para mitigação de riscos”, avaliou Yamakoshi, que apresentou durante o evento o plano de atividades atualizado do projeto

Criado em 2013, após o desastre na região Serrana do Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil. O Projeto que teve duração de quatro anos, realizou levantamento e investigação, treinamentos, cursos, seminários, workshops , além de  visita a campo, que buscaram a troca de experiências entre Brasil e Japão.
O evento reuniu representantes das instituições  envolvidas no projeto em Brasília
                                                        

      Saiba mais: http://www.cidades.gov.br/gides/projeto/o-projeto-gides                 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240