quarta-feira, outubro 19

Governo quer estimular ambiente de confiança na mineração para atrair investimentos

Ministro interino Paulo Pedrosa discursa durante Congresso 


Rio de Janeiro - O ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, afirmou, na cerimônia de abertura do 24º Congresso Mundial de Mineração (que reuniu cerca de 700 executivos do setor mineral de 40 países) que o governo deseja criar um ambiente de confiança e credibilidade para atrair investidores, inclusive estrangeiros para o setor mineral. Pedrosa afirmou que o Ministério tem dialogado e trabalhado para reposicionar o setor. Entre as iniciativas dessa agenda citou melhora na governança, transparência e parceria entre os órgãos do governo que atuam no setor.  “Facilitar o acesso as áreas de mineração, agregação de valor e diversificação da produção mineral podem contribuir para uma mudança de cenário”, avaliou.


O ministro estava acompanhado do secretário de Geologia e Mineração Vicente Lôbo; do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham; e do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral Victor Bicca.  Pedrosa destacou que as primeiras medidas tomadas pelo governo têm sido positivas, em especial no exterior. Ele citou como exemplos a aprovação da flexibilização da exploração do pré-sal, bem como as mudanças na gestão de políticas do setor elétrico e da Petrobras, o que tem contribuído para a valorização das ações dessas empresas na bolsa de valores.

Ministro visita stand governamental da feira do Congresso
Nesse novo ambiente que busca atração de novos investimentos, Pedrosa considera que mineração e energia são vocações brasileiras. “Temos base mineral diversa e uma plataforma industrial no Brasil para fomentar a exportação em maior escala. É assim que vamos retomar o desenvolvimento e recuperar a geração de empregos”, avaliou.

Paulo Pedrosa também disse que o Ministério de Minas e Energia trabalha para fortalecer as instituições do setor, como a CPRM e DNPM. “São milhares de processos estancados que precisam de novo impulso para que o governo atue como facilitador dos investimentos”, afirmou, lembrando a importância dessas instituições para a mineração.

Dentre autoridades que participaram do evento estavam 
secretário Geologia e Mineração Vicente Lôbo; o diretor-presidente 
CPRM, Eduardo Ledsham; e o diretor-geral do DNPM, Victor Bicca
O ministro anunciou ainda que o governo pretende repensar o papel do Estado em relação à mineração para que o setor possa voltar a crescer, gerar desenvolvimento e empregos. Ele citou como exemplos desse novo modelo de gestão áreas da CPRM que serão leiloadas dentro do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), e a reavaliação da forma de apresentação das novas regras do setor para avaliação do Congresso. “Talvez dividi-lo em propostas distintas, mas de forma transparente e previsível para o mercado, para não causar surpresas, mas sim atrair a participação nos debates e empoderar esta agenda de desenvolvimento para o país,” afirmou Pedrosa.

Congresso reúne de 700 executivos de 40 países
Pedrosa durante discurso na aberturado evento




Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468