quarta-feira, setembro 21

Museu de Ciências da Terra apresenta a exposição Fosseis: Testemunha da Evolução das espécies

Crianças do ensino fundamental participam de palestra no Museu

Rio de Janeiro - O Museu de Ciências da Terra  inaugurou, nesta terça-feira (20/9), a exposição "Fosseis: Testemunha da Evolução das espécies", que retrata a importância dos fosseis  para educação, pesquisa científica e para a economia. A novidade da exposição é uma oficina lúdica de caça aos fosseis, onde o visitante tem uma experiência inesquecível de participar da descoberta de um fóssil e conhecer os processos que envolvem a exploração paleontológica.


Na abertura da exposição, o pesquisador do Museu Nacional, Alexander Kellner, fez uma palestra sobre a importância dos fosseis para alunos do ensino fundamental do Ciep.Rubens Gomes, do bairro de Costa Barros. Kellner, com linguagem didática discorreu sobre o trabalho dos paleontólogos. Ele explicou o que são fósseis, bem como incentivou o manuseio de várias amostras de material fossilizado, aguçando a curiosidade e a interação dos alunos, que fizeram diversas perguntas sobre o tema.
Pesquisador do Museu Nacional, Alexander Kellner,
durante palestra
“A ideia é entusiasmar a criançada para conhecer um pouquinho dessa enorme diversidade de organismos que existiram em nosso planeta, para que possam ser futuros pesquisadores”, disse Kellner. Os alunos também foram recebidos pelo paleontólogo Diógenes Campos que explicou a eles um pouco sobre dinossauros, salientando o valor dos fósseis para entender a vida na terra.

Crianças visitam a exposição permanente
sobre dinossauros
A exposição, que acontece de 19 a 25 deste mês, faz parte da programação oficial  da 10º Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano aborda o tema: Museus, Memórias e Economia da Cultura.  A programação envolve 753 museus e oferece ao público mais de duas mil atividades especiais, como por exemplo, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. 

O tema da 10ª edição da Primavera dos Museus traz uma reflexão à importância das instituições museais como agentes de um desenvolvimento sustentável capaz de gerar recursos, promover ricas trocas culturais e proporcionar experiências e aprendizados.


Estudantes têm curiosidade aguçada
 ao manusear fosseis
Museu de Ciências da Terra (MCTer) – localizado em um prédio histórico, na Urca, no Rio de Janeiro,  e  também conhecido como Palácio da Geologia.  Possui um dos acervos de geologia e paleontologia mais ricos da América Latina. São cerca de sete mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, além de 12 mil rochas, meteoritos e  fósseis, que somam mais de 100 mil espécimes. O museu também possui biblioteca que contém aproximadamente 90 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências.

O Museu valoriza a pesquisa e a expansão do conhecimento nas áreas da geologia, mineralogia, petrologia e paleontologia e busca disseminar informação, e assim agregar valores à sociedade.

Agende sua visita, a entrada é gratuita.
Endereço:
Avenida Pasteur, 404 - Urca, Rio de Janeiro/RJ - CEP.: 22290255.
Horário de Funcionamento:
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 16h. 
Atendimento:. A visita de grupos deve ser agendada por telefone.
Contato:
Telefone: (21) 2546-0257 / (21) 2295-7596
E-mail: mcter@cprm.gov.br


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468