quarta-feira, agosto 17

Informações inéditas da evolução geológica na Bacia de Jatobá são reveladas durante as obras de transposição do Rio São Francisco


Conglomerado polimítico clasto-suportado da
Formação Salvador, Bacia de Jatobá.
 
Durante os trabalhos de campo do Projeto Novas Fronteiras - Alto Moxotó entre as cidades de Floresta e Petrolândia/PE, os geólogos da CPRM caracterizaram pela primeira vez, afloramentos de conglomerados sintectônicos na Bacia de Jatobá expostos nos cortes das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Os dados obtidos foram publicados na revista científica Journal of South American Earth Sciences, em Julho de 2016. O artigo intitulado “Primeiro registro da Formação Salvador na Bacia de Jatobá (Nordeste do Brasil, Pernambuco): Caracterização de fácies e sistema deposicional”, dos pesquisadores em Geociências Bruno Ludovico Horn e Débora Ferrer de Morais.

O artigo contextualiza o primeiro registro da Formação Salvador na Bacia de Jatobá que era até então, inferido por interpretação sismoestratigráfica com seções da Bacia adjacente, Tucano Norte. Essas rochas afloram próxima a Falha de Ibimirim, que constitui o limite norte da Bacia de Jatobá. As rochas citadas foram interpretadas como sendo de um sistema de fandeltas resultantes da atividade tectônica na borda falhada da bacia.

Esse estudo evidencia que a fase rifte da Bacia de Jatobá é semelhante à Bacia do Recôncavo e com isso, o artigo propõe que a intercalação da Formação Salvador com a Formação Candeias tenha ocorrido logo no início da fase rifte com a existência de fácies compatíveis com um provável lago profundo. Esses fatos são de suma importância do ponto de vista geológico, e, além disso, pode abrir possibilidade de um possível sistema petrolífero análogo a Bacia do Recôncavo.

Bruno Horn ingressou na CPRM em 2014 e é doutor em Geologia pela Universidade de Federal do Rio Grande do Sul e Débora Ferrer de Morais ingressou na empresa em 2010 e é mestre em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

A Journal of South American Earth Sciences é uma revista periódica da editora Elsevier e fornece publicações de trabalhos científicos internacionais dos aspectos das ciências da terra do continente sul-americano e dos oceanos circundantes.


Para acessar o artigo, clique aqui.