quarta-feira, março 9

Gides realiza 7ª Reunião Técnica e apresenta fase de preparação de manual para mapeamento de riscos geológicos

Encontro reuniu funcionários da CPRM e de instituições governamentais

A 7ª Reunião Técnica do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES) ocorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro, no salão Nobre da CPRM – RJ, para apresentar a fase de preparação do manual técnico de mapeamento de riscos geológicos.

O projeto GIDES é uma parceria de cooperação entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Na 7ª Reunião foram discutidas a apresentação do manual de avaliação de risco e mapeamento; a apresentação da divisão dos papéis dos trabalhos relacionados a avaliação de risco e mapeamento; o resumo de projeto-piloto; e o plano das instituições relacionadas no projeto piloto.

Santa Catarina está presente no projeto GIDES e nas reuniões técnicas realizadas pela CPRM e em Brasília desde o início. O Estado, que participa tanto na parte de mapeamento de riscos quanto na parte de expansão urbana e do monitoramento e alerta, já enviou técnicos para o Japão.  

De acordo com o representante da Defesa Civil de Santa Catarina, Mauricio Mariano, será realizado um workshop, no final de março, para ser discutida a metodologia do projeto GIDES no estado. “O projeto é muito importante para o Santa Catarina. Estamos aguardando ansiosamente a conclusão do manual técnico para replicar esta técnica nos municípios catarinenses e alinhar metodologias. Dessa forma, poderemos mapear as áreas de risco dos 245 municípios catarinenses”, explicou.

Já o representante da Defesa Civil do Mato Grosso, Adelir Martini, explicou que o estado acompanha as ações do GIDES há algum tempo e que o objetivo, agora, é inserir Mato Grosso nas ações temáticas do Projeto para desenvolver e aprimorar a metodologia aplicada no Estado. “O objetivo principal é poder contribuir na elaboração destes mapas para que eles possam ser aplicados também a realidade de desastres do Estado do Mato Grosso”, afirmou Martini.

Participaram do 7º encontro os profissionais da CPRM, GeoRio, Ministério das Cidades, Cenad, Cemaden, Mineropar, DRM-RJ, prefeituras de Nova Friburgo, Petrópolis e Blumenau, além de agentes das Defesas Civis dos Estados do Paraná,  Mato Grosso, São Paulo e Município de Angra dos Reis.