quarta-feira, fevereiro 3

CPRM sedia reunião do Projeto OneGeology Board Annual Meeting #7

Diretor-presidente da CPRM Manoel Barretto saúda os membros do
 OneGeology Board

O evento “OneGeology Board Annual Meeting #7” reuniu  de 27 a 29 de janeiro, no Salão Nobre da CPRM no Rio de Janeiro, representantes de 11 (onze)  países, das sete regiões continentais,  para analisar  atividades e resultados, fortalecer o desenvolvimento de ações  pré existentes, bem como  propor ações sobre o futuro do  OneGeology.
O OneGeology teve início em 2002 com base numa ação conjunta da International Union of Geological Science (IUGSM) e da UNESCO, em celebração ao International Year of the Planet Earth (IYPE). É uma iniciativa dos Serviços Geológicos do mundo, e organizações correlatas, que objetiva prover condições de acessibilidade a geologia do mundo de forma harmonizada, via web, através do portal OneGeology.

Em 2006, o OneGeology contava com 25 participantes e hoje reúne 119 nações. Seus  objetivos são: promover acessibilidade aos dados do mapa geológico do mundo em ambiente web no contexto global; permutar conhecimento para que todas as nações possam participar efetivamente da iniciativa; acelerar a interoperacionalidade nas Geociências; e usar o perfil do OneGeology para divulgar a importância das Geociências no contexto global.

Representantes das sete regiões continentais e da CPRM 
Por meio da CPRM, o Brasil participa do OneGeology Project desde o início em 2006, quando disponibilizou o Mapa Geológico do Brasil, escala1: 1 milhão, com dados em  formato GIS, o que conferiu o quarto lugar como país provedor de dados.   A CPRM tem tido papel relevante perante o OneGeology, e em maio de 2014, firmou  o Contrato de Adesão entre OneGeology e o Serviço Geológico do Brasil, tornando-se membro principal.
 
A partir daí a CPRM avançou para outros estágios de acessibilidade dos seus dados, em diferentes formatos (WMS, WFS) e recentemente procedeu a harmonização da geologia do Brasil para a linguagem  GeoSCiML padrão do OneGeology em uso pelos países no contexto global.


Atualmente, em função do recente e considerável avanço no processamento e disponibilidade dos dados geológicos, a CPRM está sendo indicada pelo Comitê OneGeology para a categoria  cinco  estrelas. A acreditação pelo OneGeology tem por base a avaliação do grau de excelência técnica, modernidade de tecnologia TI e colaboração e/ou apoio com países parceiros. Se aprovada, o Brasil será o único país nessa categoria no OneGeology. 

Além disso, a CPRM - Serviço Geológico do Brasil comprometeu-se a colaborar com os serviços geológicos da Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Cuba, no processamento dos dados (WMS, WRS, GeoSciML) , visando a elaboração do mapa geológico desses países, disponibilizando suporte  técnico.

O diretor- presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto destacou a satisfação de sediar a reunião com representantes de sete regiões continentais, África, Ásia, Europa, Eurásia, Oceania e as Américas do Sul, Central e do Norte.

“O OneGeology tem a nobre missão de disseminar a importância do conhecimento geocientífico para a preservação do nosso planeta. Queremos mostrar para a sociedade como usufruir desse conhecimento de forma  sustentável”, explicou Barretto. Para ele é um orgulho ter a CPRM como membro principal do projeto representando o Brasil.

Membros do OneGeology Board visitam o Museu de Ciências da Terra
“A posição assumida pela CPRM, no âmbito do OneGeology, aumenta a responsabilidade frente aos compromissos previamente acordados  durante o encontro OneGeology South America Meeting: Rio -2014, quando foi discutido o  processo de elaboração do Mapa Geológico da América do Sul no formato GeoSciML. Queremos colaborar cada vez mais com os demais Serviços Geológicos sul–americanos”, afirmou  o diretor-presidente.

Como parte da programação do evento teve lugar a exposição de Mapas da América do Sul e do Brasil (geológico, hidrogeológico, tectônico, metamórfico, entre outros), em diferentes escalas, elaborados ou em desenvolvimento pela CPRM. Na oportunidade a CPRM expos, pela primeira vez os Mapas Litológico e Geocronológico do Brasil, escala 1:1M, confeccionados em linguagem GeoSCiML, harmonizados globalmente, desenvolvidos com base no padrão  OneGoelogy.

Já os países membros tem obrigações e deveres de promover os objetivos do OneGeology; assumir o pagamento da cota anual para completar os serviços administrativos e funções de coordenação técnica do Projeto; prover oportunidade de acesso a capacitação técnica continuada dos seus profissionais em TI; e prover também dados para o Portal OneGeology, permitindo acessibilidade pela sociedade.

Os diretores da CPRM Eduardo Santa Helena, Roberto Ventura, Stenio Petrovich e Antonio Bacelar participaram do evento, promovido e organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais.