segunda-feira, setembro 21

Lapão é destaque em Workshop de Riscos de Inundações e Riscos em Áreas Cársticas

O geólogo Francisco Negrão explicou sobre o processo
de ocupação urbana em Lapão

Foi realizado em Salvador o workshop de Riscos de Inundações e Riscos em Áreas Cársticas. A iniciativa faz parte das atividades do Programa de Redução de Riscos e Desastres para o Estado da Bahia (PROEXT/MEC), coordenado pelo professor Roberto Guimarães (UFBA).


Com o apoio da Associação Baiana de Geólogos (ABG) presidida pelo geólogo Fernando Cunha, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o programa tem como objetivo estudar e criar elementos preliminares no que se refere à prevenção de desastres e redução de riscos no estado da Bahia.

Para dar inicio às palestras, o geólogo da CPRM, Francisco Inácio Negrão apresentou o trabalho realizado sobre levantamentos geofísicos, hidrológicos e análise de risco no município de Lapão. Os resultados mostraram a necessidade de medidas de controle do uso de poços tubulares, onde a explotação excessiva da água dos lençóis freáticos da região tem acarretado na formação de áreas de risco no município.

Cerimônia de abertura 
O geólogo falou ainda sobre a elaboração de uma carta geotécnica de aptidão de ocupação urbana de Lapão, ressaltando a importância do planejamento para ocupação urbana na gestão de risco.


Além disso, participaram do evento representantes do Ministério Público e da Defesa Civil do Estado da Bahia; Prefeitura Municipal de Lajedinho e Lapão; Sindicato dos Engenheiros do Estado da Bahia; pesquisadores em geociências da CPRM; estudantes e professores; e sociedade civil.