quarta-feira, setembro 2

CPRM participa de encontro da Redecomep e do Fórum RNP 2015

Encontro Nacional Redecomep comemora 10 anos

A 10ª edição do Encontro Nacional das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), realizada em Brasília, no dia 24 de agosto, contou com a participação da gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-GO, Sheila Knust, e o profissional de Rede, Shalom Fernandes.

Os presidentes dos comitês gestores das 37 redes metropolitanas brasileiras integrantes da Redecomep estiveram presentes no evento. Este programa visa implantar redes de fibra óptica de alta velocidade em metrópoles do país, criando uma infraestrutura nacional para a comunicação e a colaboração em todas as áreas do conhecimento.

De 25 a 27 de agosto, ocorreu o Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  A chefe da Divisão de Informática (Diinfo), Regina Fatima Siebra, juntamente com os funcionários da Sureg-GO compareceram ao Fórum, que teve como tema a Mobilidade.


Regina Fatima Siebra, Sheila Knust e Shalom Fernandes
Em 30 trilhas promovidas em três dias de evento, foram debatidos a importância e os desafios do uso de tecnologias móveis para as áreas de ciência e tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa. Os assuntos abordaram temáticas sobre computação em nuvem, governança e liderança, legislação e regulamentação, operação de Tecnologia e Informação (TIC), gestão de identidade, redes e novas tecnologias, segurança e privacidade, entre outros. 


Voltado a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o Fórum RNP 2015 recebeu 879 participantes, que puderam trocar experiências e conhecer práticas de especialistas renomados em diferentes áreas. 

Segundo Knust, a natureza e a programação desses eventos apresentam um alinhamento e convergência com os objetivos da proposta de evolução tecnológica apresentada no PDTI da CPRM, além de propiciar a interação com a diretoria e corpo técnico da Rede Nacional de Ensino e RNP. 

O Fórum RNP reuniu 879 participantes
“Participar deste evento foi muito enriquecedor. Proporcionou-me o compartilhamento de conhecimento e opinião de diversos especialistas.  Entre os temas, destacaram-se a meu ver: Computação em nuvem e Governança; e Liderança. Ambos são de extrema relevância para o atual momento vivido pelo Serviço Geológico do Brasil”, afirma Regina.

A CPRM está adotando estudos e novas medidas para estreitar os laços de parceria com a RNP e viabilizar a sua utilização em todas as unidades da empresa. Atualmente, somente a Sureg-GO compõe esta rede. Após acordos provenientes deste encontro, já estão sendo viabilizados os testes de conexão nas unidades de Manaus e Belém.