quarta-feira, setembro 16

Congresso debate perspectivas do setor mineral no Brasil


O secretário Carlos Nogueira durante a abertura do congresso

Com a presença do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, começou na última segunda-feira, 14/09, o 16º Congresso Brasileiro de Mineração. O evento reúne empresários, pesquisadores e representantes governamentais de vários países e tem como tema central “Mineração no mundo da Inovação”.

Segundo Fernando Coura, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), as inovações tecnológicas representam uma saída para a conquista de espaços no mercado internacional. 

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto
e o secretário Carlos Nogueira, visitam a Exposibram
O congresso, que ocorre em Belo Horizonte de 14 a 17/09, conta com a participação de especialistas internacionais, que debaterão temas sobre sustentabilidade, desenvolvimento do setor mineral, legislação, as perspectivas do setor mineral no Brasil e no mundo, entre outros assuntos.

Paralelamente ao congresso, o Ibram realiza a Exposibram 2015, a maior feira da mineração da América Latina. A feira tem potencial para movimentação de negócios da ordem de R$$ 500 milhões. Localizada numa grande área da Expominas, centro de negócios onde se realizam os dois eventos, a Exposibram reúne dezenas de estandes onde os participantes, empresários e visitantes podem conhecer o que há de mais avançado em soluções tecnológicas e serviços voltados para a mineração.

Durante o congresso serão lançados estudos e pesquisas publicados recentemente sobre o setor mineral, entre eles o Guia de Boas Práticas Ambientais da Mineração em Áreas Cársticas; e o Panorama da Mineração em Minas Gerais.


Diretor Antônio Bacelar, o secretário Carlos Nogueira, 
o diretor Thales Sampaio, e o assessor da DRI, Fernando Carvalho
O secretário Carlos Nogueira esteve acompanhado durante a abertura do congresso e da Exposibram do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barretto, pelos diretores de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, e de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Bacelar, e pelo assessor da DRI, Fernando Carvalho.