quarta-feira, junho 24

Pesquisadores da CPRM concluem curso de capacitação no Japão

Dario Peixoto (Sede – DF), Luiz Felipe Ladeira (SUREG – MA), Andrea  Lazaretti (SUREG - SP),
Diogo  Silva (SUREG –PA) e Edgar Shinzato (ERJ e líder do grupo de mapeamento)

Pesquisadores da CPRM participaram do curso de capacitação “Avaliação de risco de desastres de sedimentos e mapeamento para o planejamento da expansão urbana no Brasil” em Tokyo, no Japão. A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais (GIDES) que propõe uma troca de conhecimento entre o Brasil e o Japão.

Esta é a terceira turma brasileira que participa. O curso começou em 17 de maio e terminou na última sexta-feira (19).  Houve aulas teóricas e práticas para entender estratégias em relação à gestão de risco. Alguns dos temas foram: classificações dos tipos de deslizamentos de massa, legislação atual e as mudanças de acordo com o desenvolvimento do país e técnicas de mapeamento. 

Grupo de mapeamento composto por pesquisadores da CPRM e representantes dos Ministérios
da Integração Nacional, e das Cidades, Defesa Civil de Nova Friburgo 
e de Santa Catarina e Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro

Além disso, foram feitos exercícios práticos de identificação de processos nas encostas e cálculos através de software, além de produção do mapa e formas de divulgação.

O pesquisador em Geociências Edgar Shinzato, do Escritório do Rio de Janeiro da CPRM, participou do curso e afirma que a experiência foi muito importante para ajudar no desenvolvimento de trabalhos brasileiros. “Devido ao grande avanço da sociedade japonesa, pudemos presenciar a forma que esse país atua, como eles percebem o risco, entendem, classificam, quantificam, mitigam e educam a população”, afirma.
Durante o encerramento, os participantes elaboraram uma apresentação que mostrava os aprendizados adquiridos e como adaptar o conhecimento para a realidade brasileira.
 
Delegação brasileira (grupos de mapeamento e planejamento) em palestra na Agência Metereológica Japonesa (JMA)
Para o coordenador da área de risco do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Jorge Pimentel, as funções dos cursos não são apenas diversificar e diferenciar, mas sim ampliar a capacidade da equipe da CPRM no entendimento e análise crítica da metodologia japonesa para utilização nos mapeamentos no Brasil. 
Representando a CPRM no curso, estiveram presentes os pesquisadores em geociências Edgar Shinzato (ERJ), Andrea Fregolente Lazaretti (SUREG - SP), Dario Dias Peixoto (Sede – DF), Diogo Rodrigues Silva (SUREG –PA) e Luiz Felipe Brandão Ladeira (SUREG – MA). Além disso, houve a participação de especialistas e representantes dos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades, Defesa Civil de Nova Friburgo e de Santa Catarina e Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro.