quarta-feira, abril 22

JICA destaca atuação da CPRM no projeto GIDES

A reunião foi realizada na sede da CPRM em Brasília
O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, participou nesta quarta-feira (22/4), em Brasília, de reunião com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Durante a reunião, Koji Nishiyama, diretor do Departamento de Águas e Bureau de gestão de desastres, do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão, destacou a  liderança  da CPRM no projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES). Essa parceria entre os dois países busca formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.

Nishiyama fez uma avaliação sobre a participação de pesquisadores da empresa nos treinamentos realizados no Japão que visam capacitar técnicos de diversas instituições em gestão e risco de desastres naturais.  Ele explicou que o governo japonês tem parceria com diversos países nessa área. Além de elogiar a dedicação e o comprometimento dos profissionais que participam dos treinamentos. “Os brasileiros estão empenhados e dedicados no trato da gestão de risco”, disse.

Nishiyama destacou ainda que a CPRM tem tido um papel de liderança na coordenação do projeto ao reunir pessoas de diversos órgãos para participar das ações do projeto que estão sendo executadas em Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro e Blumenau, Santa Catarina.  

Diretor Thales Sampaio presenteia Koji Nishiyama
 com publicação sobre minerais e pedras preciosas do Brasil
O diretor Thales Sampaio lembrou a importância da troca de experiência entre técnicos dos dois países para aprimorar a metodologia de avaliação de gestão de risco no Brasil. Sampaio informou que uma equipe composta pelos pesquisadores da CPRM, Andréa Lazaretti Diogo Rodrigues, Luiz Ladeira, Edgar Shinzato e Dario Peixoto, embarcam em maio para o Japão onde participam de treinamento. Além de Koji Nishiyama, a reunião contou com a presença de Takao Yamakoshi, Toshiya Takeshi e Kenichiro Tominaga.