segunda-feira, abril 27

Enfrentamento da escassez hídrica é tema de seminário internacional

David Downie, Deakin University e Tony Wong, Monash University,
representantes da Austrália e o moderador diretor Thales Sampaio
O Seminário Internacional Gestão da Água em Situação de Escassez, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ocorreu nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo. O evento reuniu especialistas em recursos hídricos do Brasil e de outros nove países, que apresentaram casos, bem sucedidos, de gestão e de enfrentamento de condições críticas de escassez hídrica.

Na abertura do evento estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rui Brasil Assis, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema),  Marcos Guerra e o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio.

Marcos Guerra, presidente do Coema, enfatizou a união e atuação conjunta do governo, sociedade e setor privado no enfrentamento à situação de desabastecimento de água que atinge as regiões Sudeste e Nordeste do país. “Os incentivos governamentais são essenciais, não apenas para a construção das infraestruturas, como para o avanço da pesquisa e da inovação em tecnologias de água”, disse. Além da infraestrutura, Guerra destacou que o Brasil deve dispor de uma regulação ágil que traga estabilidade e segurança jurídica para os investimentos privados.
   
Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira;
ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
representante do governo de SP, Rui Brasil Assis;
e o vice-presidente da CNI Marcos Guerra
Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou durante o evento, a realização de uma feira internacional, no Brasil, voltada para tecnologias de uso da água. “A água é um fio condutor para a qualidade e o desenvolvimento do país. A água ganhará cada vez mais protagonismo, não mais pela crise”, afirmou.

Especialistas em recursos hídricos de nove países participaram do seminário, entre eles: Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Japão, Israel, Cingapura, Uruguai e México. O Brasil como país anfitrião foi moderador. Organizado em sessões, cada painel ficou a cargo de um país convidado que deu ênfase às tecnologias disponíveis para o enfrentamento dessas situações apresentadas no evento. As apresentações duraram 50 minutos, cada, todas nos idiomas português, inglês e espanhol utilizando-se da tradução simultânea para as três línguas. Durante o segundo dia, as delegações realizaram reuniões bilaterais com entidades brasileiras.

Embaixadora Mariangela Rebuá, do Ministério das Relações Exteriores
e Masahiro Shimomura, JICA Project
O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, foi moderador da sessão apresentada pelos especialistas da Austrália David Downie do Centre for Regional and Rural Futures (Deakin University) e Tony Wong, Cooperative Research Centre for Water Sensitive Cities, Monash University, que apresentaram os temas “Arcabouço institucional e de governança, política e regulação” e “Preparação para crises futuras, previsão, planos de contingência e medidas preventivas”.

Fotos: José Paulo Lacerda / CNI