segunda-feira, abril 27

CPRM participa de seminário sobre governança em TI

Laura Estela participou de palestras e debates sobre
o papel de TI nas  empresas
Promovido pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest). O seminário pretende estimular o aperfeiçoamento a gestão da área de TI nas empresas estatais. A chefe do Departamento de Informações Institucionais (Deinf), Laura Estela Madeira de Carvalho, representou a CPRM no encontro, que teve a participação de empresas públicas federais e órgãos de controle.
Realizado no auditório do Ministério do Planejamento, em Brasília, em 17/4, o seminário contou com palestras do Tribunal de Contas da União (TCU), Banco do Brasil, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), e da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu Limited, que atua na área de auditoria, assessoria financeira, gestão de riscos.

Murilo Barella, diretor do Dest, na abertura do seminário
Murilo Barella, diretor do Dest, ressaltou a importância da iniciativa que busca fazer uma reflexão sobre o desempenho das áreas de TI nas empresas públicas. Segundo ele, TI é uma ferramenta de gestão imprescindível, pois traz perspectivas de inovação no serviço público. 
Laura Estela diz que o seminário foi uma oportunidade de conhecer novas experiências de gestão em TI nas empresas estatais, segundo ela, é importante a CPRM se inserir nesse debate, tendo em vista que, a instituição acaba de aprovar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).              
De acordo do Laura Estela durante o evento foi realizada uma síntese da pesquisa do TCU em relação ao tema, retratando que a baixa governança em TI expõe as empresas a alto risco. “É necessário ter estrutura e sistema de governança e não somente a formalização. A governança vai trazer: entrega de benefício, otimização de riscos e de recursos, além de transparência”, informa Laura Estela.