quinta-feira, agosto 28

Superintendência de São Paulo capacita técnicos em práticas de hidrometria

Professores, engenheiros, equipe de apoio e técnicos durante prática
 de campo na estação de Santa Branca – SP, no rio Paraíba do Sul

 Com o objetivo de aperfeiçoar a prática em diversos tipos de medições hidrológicas e trocar experiências entre hidrotécnicos e engenheiros, a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite-SP), da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP), promoveu, no período de 14 a 22 de agosto, o treinamento de grande parte da equipe de Hidrologia da Superintendência. No treinamento foram abordadas a principais atividades de campo desenvolvidas na operação da rede hidrometeorológica nacional.

Durante o aprendizado, os participantes realizaram medições de descarga líquida convencional utilizando métodos acústicos (Flowtracker e M9); medições de descarga sólida (sedimentos); instalaram réguas limnimétricas; fizeram levantamento de seção transversal; aprenderam a baixar dados e fazer manutenção de estações telemétricas e tiveram noções de como pilotar barco motorizado.

Medição de descarga líquida com M9 realizada pelos engenheiros Érico Lima,
Caluan Capozzoli e Marcos Salviano no rio Paraíba do Sul em Guararema-SP

As aulas de práticas de campo, ministradas pelos engenheiros da CPRM, Érico Chaves Fontes Lima e Ricardo Gabriel Bandeira de Almeida e pelos hidrotécnicos Francisco Eugênio, Natal de Jesus Pinto  e Antônio Machado, ocorreram nos municípios de Guararema-SP, Joanópolis-SP e Extrema-MG. O treinamento contou com a participação de 13 técnicos, dentre eles todos os engenheiros e técnicos concursados, recém-admitidos para trabalhar na Gehite-SP.

A capacitação encerrou-se com treinamento na utilização das sondas multiparamétricas MS-5, ministrado pelas especialistas em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Érika de Castro Hessen e Diana Wahrendorff Engel.  A programação foi dividida em teoria, com duração de um dia, e prática, que ocorreu no dia seguinte na estação de Santa Branca-SP.


Nivelamento da seção de réguas pelo engenheiro Caluan Capozzoli 
e o auxiliar de campo Ediclei de Pontes na estação Joanópolis - SP
O treinamento Práticas em Hidrometria, uma parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e ANA, está em seu segundo ano consecutivo e já faz parte do Plano de Trabalho Anual da Operação da Rede da Superintendência Regional de São Paulo, explica a gerente da Gehite-SP, Vanesca Sartorelli Medeiros.