segunda-feira, julho 21

Escritório do Rio de Janeiro recebe palestra sobre câncer

Danielle Bonfim palestrando para os empregados da CPRM
Empregados do escritório do Rio de Janeiro participaram de palestra sobre o câncer e os fatores de risco promovida pela equipe multidisciplinar do Centro de Saúde Ocupacional (CSO) da CPRM. A palestra foi ministrada pela nutricionista Danielle Bonfim que é mestranda na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pesquisadora sobre o tema.


Renata Correa, coordenadora do CSO, explicou que, os casos recentes de empregados com diagnóstico de câncer, fez com que eles pensassem em uma ação sobre o tema. Renata conta que foi aí que surgiu a ideia de fazer uma parceria com a Unirio: “Nós vamos divulgar as palestras que eles fizerem na Unirio e quando for um assunto do nosso interesse eles podem vir aqui dar a palestra para os empregados.”

Danielle, durante a palestra, falou sobre os fatores que podem causar o câncer como, por exemplo, tabagismo, luz solar e alimentação. Ela explicou que é importante que o protetor solar tenha proteção contra os raios UVA, que atingem a derme, camada mais profunda da pele e UVB, que atingem apenas a camada superficial da pele, pois os dois podem causar câncer de pele.

A nutricionista também falou que a melhor maneira de evitar o câncer é com uma alimentação equilibrada e atividade física. Ela destacou que alguns alimentos como o tomate, a melancia e o açaí podem ser aliados contra o câncer, enquanto que carnes gordas, churrasco, refrigerantes e frituras devem ser evitados por conterem substâncias que podem gerar o câncer.

Danielle explicou que o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e atinge principalmente as mulheres enquanto que o câncer de próstata é o que mais atinge os homens. Segundo ela, fazer os exames preventivos é essencial para a descoberta precoce do câncer e o aumento de chance de sobrevivência e cura.

Apesar disso, os números trazidos pela nutricionista não são animadores. Apenas 2% dos homens fazem os exames preventivos. Danielle explicou que no caso do câncer de próstata é ainda mais importante já que esse tipo e câncer não apresenta sintomas no estágio inicial e ainda não se sabe uma maneira de prevenir.

O empregado da Divisão de Contratos, Izaias Cardoso, falou sobre o preconceito dos homens: “O preconceito está na cabeça das pessoas, a prevenção é o que mais importa, é a sua vida que está em jogo e o exame é um meio de prevenir, não tem porque ter preconceito.”
Segundo Renata a parceria com a Unirio também prevê que a universidade participe de uma pesquisa que o CSO vai desenvolver sobre a alimentação dos empregados. A intenção é enviar a pesquisa por email para todos os empregados com perguntas sobre a alimentação diária.


Com os dados em mãos eles farão uma análise em conjunto e pensarão em ações, inclusive junto ao restaurante da empresa, para melhorar a alimentação de todos. Por isso é muito importante a participação dos empregados e que todos tirem uns minutinhos para responder ao questionário.