segunda-feira, maio 19

Equipe ajusta detalhes do Projeto Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero


Marco Túlio abre o evento 

Com o objetivo de ajustar o cronograma e discutir a estrutura do banco de dados de recursos minerais e geologia, de forma a atender as necessidades do Projeto de Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), reuniram-se nos dias 15 e 16 de maio, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), a equipe técnica envolvida na execução do projeto.

Durante a reunião, o geólogo da CPRM, Orivaldo Ferreira Baltazar, foi convidado a dar uma palestra sobre a geologia do Quadrilátero Ferrífero. A palestra foi acompanhada pela equipe integrante do projeto e por pesquisadores e profissionais de universidades e empresas privadas que atuam dentro do Quadrilátero.
Baltazar detalha as características
 geológicas do Quadrilátero Ferrífero

Na apresentação, Baltazar abordou aspectos importantes sobre a estratigrafia da região, com ênfase ao controle estrutural das mineralizações auríferas, e destacou a potencialidade do Quadrilátero Ferrífero para diversos recursos minerais.

Segundo o assessor da Diretoria de Geologia (DGM) e Recursos Minerais da CPRM e responsável pelo projeto, Marco Túlio Naves, a palestra visou estimular uma integração maior entre universidades e empresas junto à CPRM, para promover um melhor intercâmbio e troca de informações.

Também a geóloga Mônica Perrotta, membro da equipe do projeto, fez uma palestra abordando a utilização de assinatura espectral de rochas aplicada à área do projeto para identificar determinados tipos de minerais que poder servir como guia de áreas potenciais para novas descobertas.

O Encontro foi organizado por Marco Túlio Naves e pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Antônio da Silva. Também participou o assessor da DGM, geólogo Noevaldo Teixeira, como consultor técnico do projeto.

 Projeto Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero


O Projeto “Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero – MG” é uma iniciativa da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). Considerada uma província mineral madura em termos de exploração mineral, o objetivo é reunir as informações de seu potencial para novas descobertas minerais, por meio da integração de dados e informações entre as diversas áreas do conhecimento geológico.
Mônica Perrotta fala sobre regiões espectrais
 relevantes para a geologia

O projeto busca reunir essencialmente dados existentes na literatura especializada, complementados por trabalhos específicos de campo, e integrados com ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG. Para tanto, estão sendo utilizadas técnicas de pesquisas diversas, em especial geofísicas, geoquímicas e de sensoriamento remoto, de forma a avaliar, quando integradas à geologia, os controles das mineralizações conhecidas e o potencial para novas descobertas.


O foco do projeto são os Supergrupos Rio das Velhas (Arqueano) e Minas (Paleoproterozóico)
, que hospedam a maior parte das mineralizações econômicas significantes conhecidas na região, com destaque para mineralizações de ouro, ferro, manganês, entre outras.

Equipe discute ajustes na estrutura do banco
 de dados de recursos minerais do projeto